quarta-feira, 23 de abril de 2014

Duração de encontro!

"Amiga eu preciso de sua ajuda, eu gostaria de ter pelo menos mais uns 20 minutos para meu encontro de catequese, o que você  sugere, ou seja, como eu falo com o pessoal?...Estou achando que essa questão de tempo vai ser meio complicada sabe, mas eu realmente necessito de pelo menos um pouco mais, pois 1 hora está sendo muito corrido e tem tantas atividades interessantes que gostaria de fazer mas o tempo não nos favorece. Me de uma mãozinha ai por favor...rs... ABRAÇOS e aguardo respostas ok."

Olhando minhas postagens antigas, vi esse pedido como 'rascunho' e não sei se respondi a essa catequista na época. Perdão! Apesar desse assunto ter sido bem discutido entre nós, quero deixar umas palavrinhas. 

Imagine um encontro com uma hora de duração, descontando os atrasos, conversas e tudo mais, vai dar aí uns 15 a 20 minutos de enrolation...O que sobra??? Pra se ter uma hora de encontro tranquilamente, é preciso contar com uma hora e meia. E dependendo da idade, principalmente com os menores, que usamos o lado lúdico, seria o ideal. Aqui, nossa programação é de uma hora e meia. (lembrando que não é tempo perdido, aqueles minutos de conversas informais, enquanto esperamos pelos retardatários...é o momento que eles tem para conversar e fazer amizade com o grupo...Eu gosto e fico atenta a esses momentos, e vejo que nosso encontro inicia com a chegada do primeiro catequizando)

O que não pode é continuar com encontros mal trabalhados, por conta do horário exprimido e muito menos ter uma catequese sob o  efeito Gabriela: "eu nasci assim, vou ser sempre assim..." Precisamos ser flexíveis, com uma certa abertura para possíveis adaptações.

Coisas do tipo,  precisa ser discutido com o grupo de catequistas e coordenações. Não vejo que seja algo difícil de se chegar a um consenso. Se não existe essa abertura no grupo, então, o problema é muito mais grave que a questão de duração do encontro. Por exemplo, existem coordenações que se acham  donas no pedaço, assim, meio sargento, sabe??

Coordenar tem que ter tempo de duração, tem que mudar,  para que entre sangue novo, com novas ideias...
Ih! viajei, de duração de encontro já passei para o ministério de coordenação... Esse é um outro assunto, que precisa ser refletido com cautela...

Um comentário:

  1. Bem Imaculada eu considero que essa questão do tempo precisa ser bem definida. Se mencionamos que o encontro é de uma hora, deve-ser ser pontual do início ao fim. Nada de atrasos, pq senão o tempo fica curto mesmo. Mas às vezes o tempo fica curto mesmo para o assunto em questõa, justamente até que todos se ajeitem , "as conversas" claro relativas à catequese sejam resolvidas, enquanto se espera os "atrasildos" etc e tal. Mas qdo dá o horário é bom cumprir, pq os pais estão esperando os filhos na hora combinada. Muitos até estão lá fora esperando pelos mesmos. Outros entram e terminam o encontro com a turma.Mal dá tempo para fazer a oração final bem feita e refletida .
    Então, não dá prá simplesmente "esticar o encontro" . Seria bom definir a hora exata: uma hora ou 1 hora e meia. Há controvésrsias. Abcs

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre muito importante!
Não conseguiu comentar?? Calma, não saia ainda, escolha e opção ANÔNIMO e não esqueça de se identificar no final de sua mensagem!
Viu só, que fácil! Volte sempre!