terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

O que conseguimos enxergar???

Essa dinâmica é maravilhosa, se aplicada em nossa vida, nós dá um belo chacalhão... Porém, hoje gostaria que a leitura fosse feita, com o olhar do catequista, voltado para a realidade da catequese em sua paróquia... O que mais chama atenção, o ponto negro ou a dimensão da folha em branco? Só para refletirmos um pouquinho...

O PONTO NEGRO
Certo dia, um professor entrou na sala de aula e disse aos alunos para se prepararem para uma prova relâmpago. Todos se sentiram assustados com o teste que viria.
O professor entregou então, a folha com a prova virada para baixo, como era de costume...
Quando puderam ver, para surpresa de todos, não havia uma só pergunta ou texto, apenas um ponto negro no meio da folha.

O professor analisando a expressão surpresa de todos, disse: - Agora vocês vão escrever um texto sobre o que estão vendo.
Todos os alunos, confusos, começaram a difícil tarefa. Terminado o tempo, o professor recolheu as folhas, colocou-se na frente da turma e começou a ler as redações em voz alta.
Todas, sem exceção, definiram o ponto negro tentando dar explicações por sua presença no centro da folha.

Após ler todas, a sala em silencio, ele disse: - Esse teste não será para nota, apenas serve de aprendizado para todos nós.
Ninguém falou sobre a folha em branco. Todos centralizaram suas atenções no ponto negro. Assim acontece em nossas vidas. Temos uma folha em branco inteira para observar, aproveitar, mas sempre nos centralizamos nos pontos negros.

A vida é um presente de DEUS dado a cada um de nós, com extremo carinho e cuidado. Temos motivos pra comemorar sempre. A natureza que se renova, os amigos que se fazem presentes, o emprego que nos dá sustento, os milagres que diariamente nós presenciamos.
No entanto, insistimos em olhar apenas para o ponto negro. O problema de saúde que nos preocupa, a falta de dinheiro, o relacionamento difícil com um familiar, a decepção com um familiar, a decepção com um amigo.

Os pontos negros são tão pouco em comparação com tudo aquilo que temos diariamente, mas são eles que povoam nossa mente.
Tire os olhos dos pontos negros da sua vida. Aproveite cada benção, cada momento que Deus lhe dá.

Creia que o choro pode durar até o anoitecer, mas a alegria logo vem no amanhecer.

Tenha essa certeza, se tranqüilize e seja feliz!!!



2 comentários:

  1. Minha querida amiga Imaculada, já conhecia essa dinâmica, e também muitas vezes ainda faço parte do grupo que olha o pontinho preto....Mas veja só, para mim o pontinho preto não são coisas ruins, mas aquilo que chama atenção ou em que eu foco a atenção. Claro que devemos nos policiar, quem dera que tivéssemos o olhar periférico do nosso mestre Jesus Cristo, que sempre olhava tudo a sua volta.Que o Espírito Santo purifique o nosso olhar, principalmente nosso olhar catequético....(Rosangela Tamaoki - Londrina/Pr)

    ResponderExcluir
  2. Boa noite Imaculada, seu blog é riquíssimo de lindezas para a catequese, que Deus sempre te ilumine para que você criar sempre mais coisas belas, já fazem uns 3 ou 4 dias que abro seu blog e estou encantada, fiquei muito interessada nessa dinâmica do barco, porém cliquei no link e não abriu, acessei o blog da catequese na net e não consegui também, tem como você postar para que eu possa ver, pois sábado dia 06/07, nós catequistas aqui da minha igreja vamos realizar com nossos catequizandos o nosso segundo encontrão, chamamos assim, pois reunimos todos, iniciação, pré eucaristia, eucaristia, pré crisma e crisma, num mesmo lugar, com reflexões, dinâmicas, brincadeiras, lanche e oração, e eu fiquei interessada nessa do barco para fazer com eles sabado, se puder disponibilizar para mim te agradeço, meu nome é Luísa, sou de Uberaba MG, minha paróquia é Santo Expedito, se puder mandar para o meu email, também te agradeço, se não puder eu copio aqui do blog mesmo, se puder me ajudar desde já te agradeço, meu email é: luisaesergio@homail.com, muito obrigada e paz e bem pra vc.

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre muito importante!
Não conseguiu comentar?? Calma, não saia ainda, escolha e opção ANÔNIMO e não esqueça de se identificar no final de sua mensagem!
Viu só, que fácil! Volte sempre!