quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Gritos que ecoam...

Recadinho deixado na postagem: Cartão de missa, só se for para os pais...
http://imaculadacintra.blogspot.com.br/2012/11/concordo-com-o-cartao-de-missa-desde.html?showComment=1361907382610#c7573094769594217864

"Estou ajudando na coordenação da catequese de minha cidade e sinceramente, cogitei o uso do cartão de missa, pois por mais que os catequistas falem da importância da missa e cobrem a presença, a maioria ainda não a frequenta como deveria. Reunião de pais é um fracasso, uma meia duzia aparece. No dia da 1ª comunhão, ano passado, muitas crianças foram sozinhas, ou com irmãos, mas a presença dos pais neste dia tão especial, lamentavelmente, foi péssima. O padre sempre fala nas missas da participação dos pais, mas ainda não fluiu muito. Então no momento não sei o que fazer para melhorar a freqüência dos catequizandos nas celebrações." 

Minha querida, não sei de onde, nem quem tu és, só sei que é mais uma catequista desse imenso Brasil, gritando por socorro... E eu aqui num pontinho do interior de São Paulo, recebo o eco desse e  tantos outros gritos... Por isso, embora eu veja, faça a experiência, leia sobre os avanços que a catequese tem alcançado, chego à conclusão que estamos à caminho, mas muito, mas muito longe de uma renovação na catequese... Talvez por isso argumento, questiono, cobro o envolvimento dos bispos e do clero nessa luta pela renovação na maneira de formar cristãos... 

Não é preciso estudos para nos comprovar que aqueles tantos e tantos que se dizem católicos não foram evangelizados... Isso está sendo esfregado na nossa cara... Então, eu pergunto, até quando? Já não temos estudo, documentos suficientes que comprovam a ação do Espírito Santo gritando por uma renovação? Por que tanta resistência? E eu vou continuar gritando, até eu ver não mais um livro escrito, mas até quando eu ver a catequese sendo assumida como prioridade...

Isso que você me coloca, é o retrato, triste da maioria de nossas famílias... Católicos sem o compromisso se quer da missa dominical... Católicos praticantes? Ou você é ou não é, não existe essa coisa de meio cristão, meio católico... Quente ou frio, porque morno eu te vomito... (apocalipse 3,15)...

Então te digo, aliás, repito, o cartão de missa não vai solucionar seu problema, não é esse o 'x' da questão, o 'x' é a falta de evangelização/catequese com esse público, as famílias... Hoje não nos cabe evangelizar somente os filhos, mas aproveitar da ocasião para também evangelizar os pais, por isso se insiste na prioridade com os adultos... E eu defendo o trabalho começando na idade infantil, acreditando que serão os futuros adultos de amanhã... Caso contrário essa bola de neve de 'católicos não praticantes' continuará a crescer...

Não basta os sermões do padre na hora da homilia, ele precisa encarar com maturidade e compromisso um trabalho de anuncio, catequese com os pais... Caso, contrário, continuaremos tendo pais que nem sequer vão na celebração da Primeira Eucaristia do filho... Isso é um absurdo! Porém, esses absurdos deveriam servir não só para nos causar espantos , mas deveriam servir de impulso, motivação para mudar a maneira de formar cristãos... Se a maneira como estamos fazendo, não está atingido o objetivo, resta-nos duas opções: Chorar, escabelar-se ou tomar ATITUDE...

Não são só os catequistas que estão gritando, as famílias estão gritando... 'NÃO ENCONTRO SE QUER MOTIVOS PARA IR NA PRIMEIRA EUCARISTIA DO MEU FILHO!"

A frequência nas missas, será resultado de uma eficaz catequese, de forma natural e prazerosa... Quando eles se encontrarem, se apaixonarem pela pessoa do Cristo e entenderem toda riqueza da missa, eles irão, não por causa de um cartão, mas porque querem estar ao lado, junto com seu verdadeiro e único AMOR (Cristo)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sempre muito importante!
Não conseguiu comentar?? Calma, não saia ainda, escolha e opção ANÔNIMO e não esqueça de se identificar no final de sua mensagem!
Viu só, que fácil! Volte sempre!