quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Lava-pés...CELEBRANDO na catequese...


Aprendendo com o Mestre - Humildade, serviço...

O senhor amou-nos até o fim e nos deixou grandes ensinamentos, lições de cair o queixo. Dias antes de sua morte, ele poderia estar fazendo mil coisas ou sem forças pra se fazer nada, mas o que fez? Na ceia de despedida, mostra-nos com o gesto do lava-pés que devemos ser humildes, que dessa vida nada levamos, o que vai contar é a quantidade de amor com que fazemos as coisas. 



Nos ensinou que sempre temos que estar à serviço. Porque lavar os pés? Naquele época, naquele lugar, as pessoas não calçavam sapatos fechados, usavam sandálias e caminhavam por estradas de chão, em-poeiradas e sempre que chegavam em alguma casa, era costume que os serviçais lavassem os pés das visitas para depois se sentarem à mesa. Os serviçais, eles faziam isso porque estavam à serviço, mas, Jesus era Mestre e por isso os apóstolos espantaram quando ele falou que lavaria seus pés. 



E assim o fez, inclinou-se, rebaixou-se, lavou, secou e ainda beijou os pés, imagino eu que Jesus após lavar os pés, olhava fixamente no olho de cada um, transmitindo todo seu AMOR. Eu diria, é amor demais da conta, ou seria um amor sem medidas. 

A quaresma é tempo de fazer "caminho" com Jesus, para chegar à Ressurreição. Fazer caminho significa conversão e seguimento. A quaresma sempre nos propõe a olhar os gestos de Jesus e para uma verdadeira conversão.

Momento celebrativo

Depois de explicado os gestos, fizemos a celebração do lava-pés com os catequizandos... Foi emocionante! 



Significado dos gestos...
(Material de Marlene Bertoldi)

Vamos acompanhar os gestos praticados por Jesus no lava-pés (Jo 13, 4-11). Este aconteceu numa refeição. Estar ao redor de uma mesa é sentar-se e partilhar as alegrias, as angústias, as emoções..., também algo para comer. 

- Jesus levantou-se da mesa. Ele nos diz que é preciso sair do nosso egoísmo, mobilizar-se, ir ao encontro dos outros. 

- Tirou o manto. Jesus se esvazia de si mesmo e coloca-se na condição de servo. Ele nos ensina sobre a necessidade de despojar-se de tudo o que divide, dos fechamentos, das barreiras, dos medos, das inseguranças, que nos bloqueiam na prática do bem. 

- Pegou uma toalha e amarrou-a na cintura. Jesus põe o avental para servir. "Aquele que era de condição divina, humilhou-se a si mesmo" (Fl 2, 6-8). Ele nos propõe o uso do avental do servir na disponibilidade, e na generosidade, e ainda do comprometer-se com os mais necessitados e colocar-se em último lugar. 

- Colocou água na bacia. Jesus usa instrumentos da cultura do povo: água e bacia. Repete um gesto que era feito pelos escravos ou pelas mulheres. Ele quer nos dizer que para anunciar sua proposta é preciso entender, conhecer, assumir o que o povo vive, sofre, sonha... 

- E começou a lavar os pés dos discípulos. Para lavar os pés Jesus se inclina, olha, percebe e acolhe a reação de cada discípulo. Com o lavar os pés, Jesus nos compromete a acolher os outros com alegria, sem discriminações, a escutar com paciência, a partilhar os nossos dons... 

- Enxugando com a toalha que tinha na cintura. Jesus enxuga os pés calejados, rudes e descalços de seus discípulos. São muitos os gestos que Jesus nos convida a praticar para amenizar os calos das dores de tantos irmãos: visita a doentes e idosos, organizar-se para atender crianças de rua, uma palavra de ânimo a aidéticos, valorização de nossos irmãos indígenas... 

Diante da prática de Jesus podemos nos perguntar: 
Quais os gestos concretos que nós como cristãos/ãs e catequistas, vamos assumir? Será que esta Páscoa pode ser igual a outras tantas? 

Queremos ser a Igreja do avental, que se coloca a serviço na defesa dos que mais sofrem, dos que não têm defesa. Vamos com coragem vestir o avental do servir na alegria e testemunhar todos os gestos praticados por Jesus. Só assim poderemos realizar sempre a festa da Ressurreição. 

11 comentários:

  1. Olá bom dia,a paz de cristo,com o amor e a ternura da virgem maria!
    amei o gesto concreto do lava- pés dos catequizandos ,copiosas bençãos venham sobre ti .
    paz e bem Imaculada !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sobre ti tb Iris... beijo grande, bom ter vc por aqui sempre!!

      Excluir
  2. Bom dia Imaculada. Estás bem?
    Na nossa Paróquia fazemos todos os anos a experiência não só do Lava Pés, mas desde o Domingo de Ramos, onde realizamos a caminhada dos Ramos com eles...
    Mostramos o que acontece na Quinta-feira Santa, com a Instituição da Eucaristia (as crianças bebem suco de uva com um pedaço de pão) e logo depois o lava pés.
    Na sexta-feira da Paixão fazemos o beijo da Cruz com as crianças e a Via Sacra.
    E no domingo a grande alegria, Missa da Ressurreição.
    A experiencia aqui é sempre válida. Até as crianças que já fizeram a primeira comunhão, que quase nunca aparece, vem participar desses momentos. É muito bom realmente levar as crianças ao encontro também com a Liturgia da Igreja.
    Grande abraço.

    Luciana Dias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luciana, que bom que fazem essa experiência...muito bom mesmo...Avante minha linda! Catequese e liturgia, casamento perfeito... estamos nós neh na luta por essa reconciliação!! Beijo grande, e obrigada por partilhar

      Excluir
  3. Olá Imaculada! Estava mesmo com saudades de visitar seu blog. Visitar um blog, pra mim, é como visitar um amigo querido, não podemos fazer de qualquer jeito e, na correria do dia-a-dia, às vezes demoramos um pouquinho pra visitar os amigos, mas mesmo distante, não esquecemos nem deixamos de rezar por todos. Amei esta postagem, pois este, para mim, é um dos ensinamentos mais fortes de Jesus. Cada gesto, cada palavra, cada olhar... tudo é ensinamento tão profundo e tão atual. O autêntico cristão deve buscar fazer o exercício do “lava-pés” (no mais profundo sentido deste ensinamento) todos os dias de sua vida. E como o próprio Jesus falou, “nisto todos saberão que somos seus discípulos”. Que Jesus te abençoe e te guarde sempre. Um grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi querida... seja bem vinda sempre... sim, essa celebração nos diz muito, particularmente, ela sempre me deixa com um sentimento de omissão...posso fazer mais!! Que Ele te abençoe tb...muito! Beijus

      Excluir
  4. Parabéns,me emocionei com o video,acho linda essa canção,ela nos toca profundamente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tb gosto Wânia, nunca me canso de ouvi-la... tocante, profunda... Foi emocionante esse encontro... eu deixei a catequista que está me acompanhando fazer a experiência.. e ela ficou emocionada e deu um lindo testemunho sobre o que sentiu com essa celebração...

      Excluir
  5. Oi Imaculada tudo bem, venho aqui deixar o end do meu blog para você conhecer.http://diaswania.blogspot.com.br/.
    Beijos e Abraços
    Wânia

    ResponderExcluir
  6. Boa noite Imaculada,
    Achei seu blog muito receptivo e cheio de conhecimentos.
    Estou começando agora na missão de catequista, mas mesmo com algumas dificuldades como desinteresse por parte dos catequizandos e, principalmente dos pais, estou gostando muito. É muito bom fazer nem que seja um pouquinho a mais para Cristo, que nos dá taaanto.
    O gesto do Lava-Pés é lindo e nos fala muito sobre o amor de Jesus por nós, nos despertando a fazer mais ao nosso próximo e a amá-lo como a nós mesmos.

    Que Deus a abençoe grandemente e obrigada pela contribuição! Voltarei mais vezes. Paz de Cristo!
    Abraços. Maiza.

    ResponderExcluir
  7. Olá gostaria de saber como posso fazer o lava pés com as crianças E seus pais mim chamo Marília

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre muito importante!
Não conseguiu comentar?? Calma, não saia ainda, escolha e opção ANÔNIMO e não esqueça de se identificar no final de sua mensagem!
Viu só, que fácil! Volte sempre!