segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Bendita seja essa Santa INQUIETAÇÃO...

InquietAÇÃO...
  1. Amadas minhas, quando Deus coloca essa inquietude em nosso coração, é porque Ele espera de nós uma atitude. Muitas vezes essa visão da necessidade da mudança não parte do coordenador e nem de um padre, mas daquele que nutre um sentimento, uma paixão verdadeira por aquilo que faz. Quem ama o que faz, nunca está contente, sempre busca se aperfeiçoar.
    Eu sou muito teimosa, demoro um tempo para dizer SIM ao que Deus me pede, mas Ele  me conhecendo não desiste, é impressionante!  Ele sabe que sempre me rendo. Tem já uns 10 anos que venho junto com algumas amigas catequistas, tentando mudar algumas coisas na catequese e nessa busca, aparece de presente o ANC, em 2009, e isso nos deu a força que precisávamos. Ele veio confirmar que nossos gritos tinha fundamento.
    Me lembro que elaboramos um plano de ação com relação ao trabalho com os pais e estava tudo certo de como aconteceria o trabalho. Pedia também formação Bíblica para os catequistas e isso tb havia ficado acertado com o sacerdote. Quando um belo dia fui chamada e o sacerdote me informa que essa formação ficaria por minha conta, que eu formaria os catequistas e também conduziria os encontros com pais. Aquilo me subiu o sangue e claro não aceitei, disse que não havia recebido formação para desenvolver tal trabalho e que ninguém poderia exigir de mim, algo que não havia recebido e num momento de furia, joguei as cartas na mesa: "EU NÃO VOU ASSUMIR TODA ESSA RESPONSABILIDADE, QUEREMOS UM SACERDOTE PARA ACOMPANHAR A CATEQUESE, CASO O SENHOR COMO PÁROCO NÃO POSSA, QUE ESCALE UM OUTRO PADRE, CASO CONTRÁRIO, DEIXE TUDO COMO ESTÁ, SÓ QUE EU, ESTOU DEIXANDO A CATEQUESE, COM MUITA DOR NO CORAÇÃO, MAS ESTOU DEIXANDO..."( até parece que a catequese ia parar, caso eu saísse, mas o que queria que entendessem, é que não iria assumir uma responsabilidade que não era minha e que queria um padre conosco)
    Nem sei onde encontrei forças pra isso, mas estava vivendo um tempo de tanta sede de mudança, que não conseguiria mais ficar do jeito que estava... OU TUDO OU NADA... Graças a Deus contávamos na época com um pároco maravilhoso, um grande catequeta (só não havia chegado ainda na catequese...). Começamos à partir daí traçar um plano de ação, com grandes mudanças... Formamos um grupo para pensar a catequese, e tudo aconteceu porque tínhamos certeza do que queríamos, estávamos alicerçados nos documentos, estudos...
    Partilho isso com vocês, para que não desistam, tenham em mãos e coração o estudo 97 da CNBB, o diretório Nacional de Catequese, o Documento de Aparecida, leia, grife e ARGUMENTE... Reze, entregue e espere o momento certo de agir, de propor...
    ESSA INQUIETAÇÃO,  é demonstração de Deus querendo usar de vocês para alguma coisa... Pensem nisso! Sei que isso aumentará um pouco mais essa inquietação, é que também estou inquieta e Ele tem me usado para alfinetar...
    Beijo grande...
    Xanda, Sueli, ontem  a liturgia foi pra nós catequistas, senti muito forte isso... Às vezes falo demais e depois fico me questionando! Mas, Jesus também virava a mesa às vezes.  Meninas, me contem por email o que se passa aí, quem sabe posso iluminar alguma coisa. Quem a janela não está tão longe assim!!

    Xanda, quero conhecer seu Bebê, envie pra mim uma foto...ok


    Oi Imaculada, a paz de Jesus esteja contigo!!!

    O seu desabafo também é o meu...aqui também é assim...não somente o padre mas as pessoas que trabalham em outras pastorais que se dizem estar a muito tempo ali, e acham que a igreja é sua casa que pode dar ordem segundo sua vontade e que as pessoas tem que aceitar e ponto. Estou lutando para ter uma catequese onde as crianças sintam vontade e desejo de vir para os encontros...já estou encontrando muitos obstáculos mas a força que me anima para continuar é muito maior que estes obstáculos
    não...como você diz tenho certeza do meu chamado e não é em vão e é por isso que vou continuar lutando por uma catequese melhor!!

    Abraço Fraterno!!
    Com Carinho,
    Sueli

  2. Olá, Imaculada, a quanto tempo, estava com saudades. Tenho pensado muito em você nos últimos dias, tive mesmo vontade de lhe escrever para compartilhar um desabafo, e hoje entro aqui e me deparo com ele. Precisei me afastar no último semestre para ter bebê, e qual não foi minha surpresa ao tentar retomar as atividades neste ano (na medida do possível, porque a maternidade tem me consumido de forma exaustiva mas maravilhosa) e me deparar com a catequese exatamente como você descreve. Isso está me consumindo, me deixa triste, desanimada, e quase que de mãos atadas. E aí vem a Liturgia da Palavra da missa de hoje dar aquela cutucada: "Antes de formar-te no ventre materno, eu te conheci; antes de saíres do seio de tua mãe, eu te consagrei e te fiz profeta das nações." E o Evangelho nos conta que Jesus era desacreditado na sua própria terra.
    E agora estou aqui, tentando escutar e entender o que Deus quer de mim, porque no momento tem uma porta se fechando aqui na nossa catequese mas não consigo ver onde tem uma janela se abrindo.
    Um beijo e um grande abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sempre muito importante!
Não conseguiu comentar?? Calma, não saia ainda, escolha e opção ANÔNIMO e não esqueça de se identificar no final de sua mensagem!
Viu só, que fácil! Volte sempre!