quinta-feira, 26 de julho de 2012

Em cada dificuldade, uma possibilidade...

Olá amados!! Estou tão ausente do meu cantinho neh! Saudade grande! As responsabilidades aumentam, consequentemente, precisamos dividir as atenções, o tempo.

Apesar de  acharmos que já fazemos muito,  Deus não nos deixa estacionar. Acho que  para não nos tornarmos pessoas acomodadas, feito o "sapo do buraco". Lembram dessa parábola? Se não, clique AQUI e ouça...

Na verdade, as vezes dá uma vontade de ser sapo do buraco, ficar quietinha no nosso mundinho, contando só aquelas poucas estrelinhas que podemos contemplar do nosso buraco.

Eu, não nasci pra ser sapo do buraco, e não é porque eu não queira, é porque não me deixam.Aliás, ninguém nasceu, precisamos ser sapos sapecas, sempre aprontando maravilhas em prol de nossa catequese.

Então, quando iniciei com esse blog, fiz dele uma extensão do meu amor pela catequese. Ele tem muito de mim, aqui coloco minhas angustias, alegrias, conquistas, teimosias, projetos, anseios... Conheci pessoas encantadoras através dele e ainda conhecerei muitas que por aqui chegarem(destaco aqui o grupo dos catequistas unidos, do qual faço parte com muito carinho). Fui amada e querida por muitos, não por todos (nem eu esperava isso). Através do "IVC", fui convidada a colaborar com o "catequese e Biblia" , logo em seguida, indicada para organizar a rede de blogs do meu regional, o Sul1.


Vocês tem noção do que é isso? Nem eu! Estou descobrindo agora meu regional. Só sei que ele é enorme e consequentemente tem muito trabalho. Mas, o pontapé inicial foi dado. Participando da Escola de atualização catequética e também da assembleia do meu Regional, tive a oportunidade de divulgar o projeto da rede de blogs aos coordenadores diocesanos, padres, religiosas.  E para minha alegria, foi bem aceito. Lá mesmo foram criados vários blogs, outros estão a caminho.

Disse sim a esse trabalho, pois eu mesma encontrava dificuldades em ter acesso às informações dos eventos do meu regional. E dizem que em toda dificuldade, está uma possibilidade. E essa rede de blogs, é a possibilidade de se fazer acontecer de forma dinâmica, eficaz, organizada a comunicação da Animação Bíblico-Catequética em nosso Regional, em nossas dioceses, em nossas paróquias. Jesus se vivesse hoje, com certeza seria um internauta dos bons. Usaria dessa ferramenta, o blog para espalhar o AMOR de seu Pai, nosso Pai até os confins da terra.

Parece contraditório dizer "se Jesus vivesse", porque ele está vivo e presente e com certeza está à frente desse projeto da rede de blogs. Pois um projeto assim, antes de ser humano, é obra do Espírito Santo. Se meu nome foi cogitado para ser o agente de comunicação do meu Regional, isso tem o dedinho de Deus e como   sempre, não me sinto capacitada, porém,  estou disposta a aprender, fazendo.

Esse falatório todo só pra dizer, que minha ausência do "IVC" é por um bem maior. Até que tudo se ajeite e eu me acostume com mais esse movimento na minha caminhada, não postarei com a mesma frequência. Conto com as orações de vocês! 

À propósito, você sabe  qual é o seu Regional ?
Como ele está organizado?
Você tem acesso aos eventos que acontecem?
Sente falta de uma comunicação eficaz?

um pincelada do que vem a ser essa rede de blogs...
"Uma rede de blog interligando as paróquias as dioceses, as dioceses ao regional e o regional ao Nacional (Catequese e Bíblia)com a finalidade de divulgar todas as atividades da catequese em nível de regional e nacional. A construção do blog do regional com o objetivo de articular uma rede de blog divulgando todos os trabalhos catequéticos desenvolvidos nas paróquias, das comissões diocesanas e do regional, assim como ficar conectados a uma rede de blog do regional. Incentivar as paróquias a construirem seu blogger Catequético tendo como objetivo divulgar as atividades catequéticas e ficar ligada a rede de blog de sua diocese." (Joseilton Luz)

Passem por lá, e dê uma espiada no nosso blog e vejam a Paródia, "VIDA DE CATEQUETES", resultado de alguns catequistas arteiros do nosso Regional. Beijo grandão pra todos!


sexta-feira, 20 de julho de 2012

Como é bom ganhar presentes!

Estamos chegando ao final de nossa Escola de atualização catequética. Estou levando muita coisa em minha bagagem. A propósito, ainda tem muita coisa pra se colocar nela , pois  fico para a Assembleia que começa hoje e vai até domingo. Olha só, ganhei um livro  no sorteio "A MESA DA PALAVRA I -  Elenco das leituras da miss- Comentários de J.Aldazábal/Paulinas.. Eba!!! Beijus amados!! Até

quarta-feira, 18 de julho de 2012

Vos trago duas boas notícias...

Passando para um alôzinho rápido! Estou em São Paulo, participando da escola de atualização catequética do meu regional Sul 1. Estou indo representar minha diocese e também para divulgar a rede de blogs do meu regional, interligados com a Comissão Bíblico Catequética-CNBB. A diocese de Santos foi a primeira quem caiu na rede.Comigo na foto, minha amigas de escola, Kátia, Lourdes, Mirtes e Yvone. Outros estão chegando. Será um grande trabalho, mas acredito na força da comunicação virtual. Assim que possível, explico melhor esse projeto da rede de blogs. Passei mesmo só para um abraço, pois a programação aqui é puxada, tenho aula já as 20hs. Beijos mil! Até breve!

Ahhh... Eis, que trago a segunda boa notícia! Vejam que lindo o bebe da Xanda,  nossa amiga catequista lá de Recife. Agora, Catequista mãe. Coloco pra vocês o recadinho dela. Xanda, minha querida, que Deus os abençoe muito!! Obrigada pelo carinho em me manter informada! Lindo nosso bebe! Que perfeição. Deus seja louvado!


"Olá, Imaculada! Conforme prometido, segue foto do meu bebê. Arthur nasceu na última quinta-feira, dia 12 de julho, com muita saúde, graças a Deus. E tenho a sensação que eu também renasci no mesmo dia. Só quando vivemos a graça desse momento é que sabemos realmente o que ele significa.
Um beijo grande e um abençoado dia para você."
Xanda
Paróquia de N. Sra. do Perpétuo Socorro - Recife

sábado, 14 de julho de 2012

Ninguém perde aquilo que não recebeu...

Nos reunimos na última sexta feira, aliás sexta feira 13 (não somos supersticiosos) para avaliarmos o manual que usamos em nossa catequese, junto com um dos autores,  Padre Antonio Francisco Lelo, mas conhecido por Pe Lelo. Foi gratificante tê-lo mais uma vez conosco. Nossa partilha durou coisa de quase duas horas e meia e acho que vararíamos a noite conversando sobre catequese. Vimos que podemos aprimorar em alguns pontos e vibramos com as conquistas desde que decidimos trabalhar a Iniciação Cristã, com o modelo catecumenal. Ficamos felizes de saber que o volume da Iniciação Cristã I (Eucaristia) foi revisto e estará à disposição à partir de novembro próximo. Padre Lelo ficou emocionado ao ver os passos dados e com certeza isso o motivará a seguir adiante, aprimorando ainda mais seus escritos que já são ricos. Quando ele veio aqui pela primeira vez em 2009, confesso que fiquei um pouco decepcionada quando ouvi de sua boca: "O processo catecumenal, não existe caminho pronto..." Hoje, entendo que para se fazer o caminho é preciso percorrê-lo, e nós muitas vezes queremos tudo prontinho... Esse jeito de formar cristãos, esse resgate, só aprenderemos fazendo, adaptando pra cada realidade, corrigindo, aparando as arestas... O processo é lento!

Essa proximidade com quem escreve o manual que usamos é algo valioso. Me coloquei a pensar nisso,  de certa forma, podemos contribuir para que seja melhorado, pois somos nós quem o colocamos em prática. E muitas vezes usamos um mesmo manual por anos  e anos, sem questionar, argumentar, propor qualquer mudança que seja, justamente por falta de proximidade com quem está por trás da obra escrita. Alguém já pensou em dar uma ligadinha para a editora? Pense nisso! Ligue, mande um email, questione, proponha... Nossa catequese merece esse empenho por parte dos autores dos manuais. Os manuais, mesmo não sendo a ferramenta mais importante, ele nos orienta, organiza, nos dá pistas de ação... Ele não pode minar nossa criatividade, muito menos nossa inspiração. Isso só acontece com catequistas acomodados, que faz do manual sua muleta, sem ele não sabe andar...

Já cutuquei, até demais neh...Vamos agora para o próximo capítulo desse final de semana  de formação em nossa paróquia. Às vezes, muitas pessoas que me lêem, ficam achando que na paróquia da Imaculada, tudo transcorre a mil maravilhas. Eu digo que não, temos sim algumas conquistas, como a presença do pároco nos apoiando, acompanhando... Temos um volume considerável de catequizandos, catecúmenos... Embora ainda falte, temos um grupo bom de catequistas... Temos agora um espaço físico maravilhoso para nossos encontros...Agora, quando a questão é formação, aí o bicho pega... Na manhã desse sábado, aproveitando a estada de Padre Lelo, organizamos uma manhã de formação para os catequistas. De mais de 200 catequistas, 40 participaram...O que nos faz pensar que a formação ainda não é prioridade para o catequista.

Ficamos meio que desolados, porque nossa ânsia de atingir a maioria é grande, entendemos que para muitos devido o trabalho não foi possível.

Aí,  nos perguntamos... O que perde um catequista quando não participa de um encontro de formação?
Eu diria que não perde nada, porque ninguém perde aquilo que não recebeu... Diria que deixou de ganhar... experiência, amadurecimento, segurança...

Estou comentando isso, não no sentido de lamentar, porque louvamos e agradecemos a presença desses 40 catequistas, mas, só relato isso, pra mostrar que aqui nada é perfeito.


Por outro lado... é lindo ver o empenho de pais catequistas que mesmo com filhos pequenos, estão lá, firmes e fortes... São nossos catequistinhas...


Aos que participaram, o encontro foi tão proveitoso, que ficou no ar aquele gostinho de quero mais, tanto que tivemos a proposta de nosso pároco, estudarmos essa obra riquíssima do Núcleo de Catequese Paulinas & Cláudio Pastro: "Iniciação à Liturgia". Muito bom! Recomendo, sem medo de errar!




Senhor, eu te louvo e te bendigo por esse encontro, por mais essa oportunidade de formação...
Por cada catequista que se fez presente...
Pela presença do Padre Lelo, essa pessoa linda,  acessível, que está sempre à caminho para te servir, formando e animando nossos catequistas...

Louvado sejas Senhor, hoje e sempre!
Nos faz fortes e perseverantes em nosso SIM.

quinta-feira, 12 de julho de 2012

Catequese como iniciação cristã e de inspiração catecumenal

Olá amados meus!
Saudade grande de escrever pra vocês. Faz um tempinho que não publico nada  de útil, não tenho conseguido me dedicar à leitura e se não leio, não consigo escrever . São os problemas nossos de cada dia, que as vezes nos envolve completamente.  Mas, vamos lá, não percamos o pouco tempo que temos. Já é do conhecimento da maioria dos catequistas espalhados por esse imenso Brasil que nossa catequese está passando por uma transformação.Ou melhor,  as propostas estão aí. Já não é um bicho de sete cabeças, quando ouvimos falar em: catequese estilo catecumenal, Iniciação à Vida Cristã, RICA...

Eu, particularmente não me sinto segura para palestrar sobre esse tema,  tenho muito que aprender. Mas, estou correndo atrás. Acho lindo os grandes catequetas, que com toda habilidade com as palavras, mesmo sem nunca ter acompanhado uma turma de catecúmenos/catequizandos,  faz com que  chegue até nós preciosas orientações, através das publicações, livros, sites...

Vejo que o envolvimento e comprometimento por parte dos catequistas é de fundamental importância para o aperfeiçoamento dos documentos e estudos escritos, pois é ele quem está em contato direto, fazendo acontecer  todo processo catequético. Enfim, é o catequista quem coloca em prática toda teoria. 

Deixo pra vocês esse rico material escrito por Padre Luiz Alves de Lima para a revista "Catequese", Nº 117 - janeiro-Março 2007, pg 14.
Leia com atenção!
Um beijo grande à todos
Imaculada Cintra


O importantíssimo papel da catequese nos primeiros séculos, juntamente com a liturgia, era a iniciação dos cristãos nos grandes mistérios da fé por meio de um sério e profundo catecumenato. Ao longo da história esta função foi absorvida pelas famílias já convertidas e pela sociedade, assim chamada de cristã: foram os longos séculos do catecumenato social. De fato: quem iniciava na fé eram as famílias e de certo modo a sociedade e todo o clima cultural da civilização cristã que se criou. Neste contexto a catequese permanecia apenas com a função doutrinal. Aliás, dentro do grande processo do catecumenato primitivo, a "catequese" era justamente o momento do aprofundamento, do estudo, da ampliação dos conhecimentos... Mas esta "catequese doutrinal" era envolvida por toda uma sequências de práticas rituais, litúrgicas, orantes e por intensos exercícios de conversão acompanhados pessoalmente por membros da comunidade cristã!

Acontece que, com o advento da cristandade, a catequese reduziu-se ao puro elemento doutrinal, perdendo toda aquela prática mistagógica da qual estava revestida inicialmente e que, ao longo dos séculos, foi absorvida pela família e pela sociedade cristã. Superando este conceito restrito de catequese, com características quase que exclusivamente doutrinais, o DNC assume a dimensão catecumenal como inspiradora de toda catequese: mais do que a tradicional dimensão racional ou doutrinal da fé, a catequese torna-se experiencial, celebrativa, orante. Dá importância aos símbolos e aos progressivos e graduais passos na fé, assumindo assim as características de um processo iniciático (iniciação aos mistérios da fé). Neste sentido, também seguindo as propostas do DGC, o DNC brasileiro assume a proposta de retomada do catecumenato batismal dos inícios do cristianismo como modelo de toda e qualquer catequese.

Tal dimensão catecumenal e iniciática da catequese não é apenas para catecúmenos, ou seja, para adultos, jovens ou crianças que se preparam para o batismo, mas também para catequizandos, ou seja, batizados adultos, jovens e crianças que necessitam de uma maior re-iniciação á fé ou mesmo necessitam completar a própria iniciação. A figura do catequista, nesta perspectiva, mais do que o tradicional pedagogo(que conduz a criança e o adulto ao pleno desenvolvimento), deverá ser um mistagogo, ou seja, aquele que inicia, introduz catecúmenos e catequizandos nos grandes mistérios da fé. 

A metodologia para a iniciação aos mistérios da fé deverá ser não mais apenas a instrução doutrinal, mas sobretudo o processo catecumenal. O Rito de Iniciação Cristã de Adultos, livro litúrgico que traz o roteiro e os conteúdos rituais do processo de iniciação de adulto, é reproposto como paradigma da dimensão catecumenal da qual a catequese deve se revestir. Assim, ao longo de todo o DNC é proposta a parceria com liturgia. É necessário retornar á união íntima que no cristianismo primitivo havia entre catequese e liturgia. Essas duas dimensões da pastoral eclesial, que durante séculos estiveram separadas, precisam voltar a se reunir  no esforço conjunto de proporcional uma séria e profunda iniciação cristã aos nossos destinatários ou interlocutores. Tal consciência , já presente entre catequetas e liturgistas, cresceu sobremaneira ao longo da redação do DNC e, de certa maneira, permeou todo o texto...


sexta-feira, 6 de julho de 2012

Catequista não tem férias...

Mês de julho...
Férias escolares, pausa dos encontros catequéticos. Tempo para o catequista se reabastecer, participando de formações, escolas catequéticas e tudo mais...
Nossa catequese tem início em agosto. Então, mês de julho não tem nada de férias para os catequistas daqui pois é tempo também para visitar as famílias dos catequizandos...
Tivemos de segunda a quinta, formação para catequistas novatos e também para os atuantes. No sábado, teremos uma oficina sobre o querigma, capacitando aqueles que ainda se sentem inseguros para anunciar Cristo às famílias.
No dia 13 e 14, teremos a presença do Padre Antonio Francisco Lelo. Ele estará conosco para avaliarmos o material que usamos na catequese, escrito por ele. Aproveitando sua vinda em franca, falará com nossos catequistas no dia 14, das 08h  ao 12h. Tempo curto, que aproveitaremos ao máximo. Conheceremos um pouquinho de sua recente obra  "Iniciação à liturgia".
Hoje, sexta feira, vou falar com os catequistas da área pastoral Santa Terezinha aqui  em minha cidade. Do dia 17 ao 22, participarei da escola catequética e assembleia do meu regional.
Durante todo o mês de julho estarei respirando catequese...Amo isso! Faço e participo com maior prazer de tudo que está relacionado à catequese. Sendo assim, entre um respiro e outro, passo por aqui para falar um oi.
Beijo grande! Força sempre! Superemos os problemas nossos de cada dia, com fé, confiança e muita determinação, pois o mundo precisa de nós.