sábado, 22 de outubro de 2011

Inspiração divina e confiança

"Muito obrigado por essa mensagem tão linda e estimulante que vc deixou, principalmente para uma catequista iniciante como eu . Há momentos que não acredito que serei capaz de evangelizar as crianças que são muitas e agitadas, e por vezes perco a calma. É preciso deixar-me levar pelo Espírito Santo e pedir um pouco mais de inspiração divina e confiança . Sou catequista da Paróquia Santa Cruz - Barueri- SP. Paz e bem."
Lélia 
Comentário deixado na postagem Aprender a paciência de Deus

Amo quando alguém se manifesta, me alegro quando um(a) catequista, um novo contato surge, através de comentários ou por email. Li o comentário da Lélia e fiquei pensando em quando comecei como catequista. Na época não tínhamos a união do grupo de catequistas que temos hoje. Essa união, essa troca de experiência  para os novatos é de fundamental importância.
Acreditem se quiser, antes eu agia como uma professora, mesmo sem nunca ter sido uma, só faltava tacar apagador na molecada. Colocava as crianças pra fora. Eu cheguei ao absurdo de fazer repetir de ano duas crianças, porque eram danados demais, faltavam muito, me azucrinava a todo encontro e como punição, os fiz repetir...Mudei de dia de catequese, para não correr o risco de pegá-los de novo. Pra minha surpresa no primeiro dia de catequese, chego na sala, quando vejo na porta "os dois". Perguntei espantada: "O que  estão fazendo aqui, vocês não são desse dia!" No que responderam: Nós queremos ficar com você! srrsrsr (O tiro saiu pela culatra!)
Com isso aprendi que quando Deus nos confia uma missão, não adianta querer passar para outro catequista.
Outra coisa, eu enchia a lousa de textos e mais textos, eles ficavam quase que o tempo inteiro do encontro copiando. Absurdo, quer dizer, absurdos. Tudo isso por conta da minha falta de experiência, de amadurecimento como catequista. Falta de uma formação, orientação por parte da equipe pensante da catequese na época.
Isso tem já 17 anos e até hoje não me sinto capacitada, pronta. Porque a cada turma nova que assumo, são necessidades, realidades diferentes. Vou aprendendo, descobrindo a melhor maneira de lidar com eles.
"Crianças agitadas"... concordo contigo, algumas são mais que outras, algumas são mal educadas mesmo, sem limites...
Olha, quero te dar uma sugestão que tem funcionado bem aqui. Visite suas crianças, converse, reze com a família. Diga qual sua intenção com a catequese, a importância da catequese na vida de uma pessoa. Fale do amor de Deus para a família(veja  na barra lateral do blog, em marcadores sobre Querigma)... Conheça mais de perto a realidade de seus catequizandos... Aproxime mais dos "agitados", faça com que esses te ajude nos encontros... Confie neles...
Você colocou dois pontos importantes: "Inspiração divina e Confiança". O Espírito Santo é o protagonista na catequese, se fazemos nossa parte, preparando, rezando, planejando nossos encontros, com certeza ele fará a parte dele. Essa preparação, no seu caso, catequista iniciante, seria bom se pudesse contar com o auxílio de outros catequistas, isso até você adquirir a "confiança" para bem desenvolver seus encontros.
Seus catequizandos não precisam saber que você está começando agora, mesmo que você esteja insegura, tente passar confiança á eles, porque se  descobrem seu ponto fraco, aí a coisa desanda...
Seja bondosa, carinhosa, mas seja exigente quando necessário, fale firme e mostre com carinho que você não está ali pra brincar. Comece as visitas pelos mais custosos e depois você me conta como está sua turma...
Outra coisa, quebre a rotina de seus encontros, não os conduza sempre da mesma forma, mude a ambientação, um dia faça ´circulos, outro dia os faça trabalhar em grupos, outro dia, sente com eles no chão,  deixe-os  à vontade, deite no chão, coloque uma música que os faça relaxar, silenciar os corações agitados, enfim surpreenda a cada encontro seus catequizandos. Deixe eles com um gostinho de quero mais, ou o que será que minha catequista vai aprontar no próximo encontro...
Como fazer isso? Quando temos esse desejo no coração, quando interiorizamos o encontro durante toda semana, quando rezamos aquele tema, idéias vão surgindo, luzes vão se acendendo...
E mesmo fazendo tudo isso, ainda tem dias que você sai frustrada, se sentindo a pior catequista do mundo... Mas, isso também é positivo, porque nos acomodaríamos se tudo saísse perfeitamente, sempre temos que sair com o pensamento que podemos e devemos fazer melhor...
É isso amada... Escrevi essas palavras, como se estivesse falando pessoalmente com você, do seu lado, espero sua fala, porque até agora só fiz falar, sou toda ouvidos... Beijo grande! Imaculada


3 comentários:

  1. Oi, Imaculada! Que cantinho bonito e cheio de Deus ! Gostei muito de tudo por aqui. Meu nome é Joana, tenho 12 anos, sou coroinha em minha paróquia e agora estou participando dos Catequistas Unidos. Meu número é o 35 que estava vago. Sou filha da Angela, do blog "Nos Passos de Jesus" e irmã do Gabriel,do blog Mundo do Gabriel.Ficarei feliz com sua presença no meu cantinho.

    Que Deus te abençoe sempre!
    Abraços cheios de carinho,
    Joana

    sorrindocomjesus.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Imaculada, fiquei feliz quando vi sua resposta pra mim. E estou na fase um da frustração com a criançada.Sabia que fácil não seria , mas é... sem comentário... Mas dentro de mim existe um sentimento de que essas crianças são muito amadas de Jesus e se eu desistir , terei que prestar contas dos pequeninos que deixei se perderem. Das ovelhas que eu não conduzi. O meu problema é que por vezes eu mesma entro em crise existencial, e questiono até que ponto eu estou dando um bom testemunho de Cristo.Tenho que estudar muito, muito para chegar ao mínimo necessário de um bom catequista, mas encontrei em vc uma aliada na busca do melhor ideal que há. Ainda não sei navegar direito pela internet, não sei muito de informática, mas vou aprender. Desde que descobri seu blog, tenho lido vários artigos escritos por vc e os que vc repassa e já está virando um ótimo vício essa leitura de todos os dias. Na sua resposta pra mim foi-me solicitado que eu desse uma palavrinha pois vc estava falando muito , mas já deu pra perceber que eu tbém falo pouco, né?!!! Mas continue sempre e sempre cumprindo essa missão de catequisar os catequistas ( ótima formadora !! ) . Que Deus te abençõe muito e muito. Catequista LÉLIA da Paróquia Santa Cruz - Barueri - SP

    ResponderExcluir
  3. Oi Lélia... eu quem agradeço suas palavras... e olha, não desista nunca!! Eu bbem que queria ter uma formação muito boa para poder ajudar os demais catequistas, mas ainda aestou me formando,mas tenho muita sede de repassar tudo que leio, escuto... e assim vamos, nos formando enquanto formamos... Beijo grande!!

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre muito importante!
Não conseguiu comentar?? Calma, não saia ainda, escolha e opção ANÔNIMO e não esqueça de se identificar no final de sua mensagem!
Viu só, que fácil! Volte sempre!