segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Chega de teorias!

Olha, chega uma hora que dá vontade de gritar aos quatro cantos do mundo: 'CHEGA DE TEORIAS, PRECISAMOS DE ALGO DE CONCRETO QUE NOS AJUDE A COLOCAR EM PRÁTICA O QUE A IGREJA NOS PEDE. ALGO QUE FACILITE, QUE FALE A NOSSA LINGUA'

Esse foi um dos gritos dados no VII Sulão e fiquei feliz de ser uma das pessoas a gritar, sem medo! Eu sei que muitas pessoas estão pensando: "Mas, cadê as novidades do VII Sulão?"
Calma! Espero em breve poder publicar as prioridades escolhidas por cada Regional. Cada regional, se reuniram e escolheram tres prioridades a serem colocadas em prática.

Estive lá e senti que bons frutos virão desse encontro entre todos os Regionais. Muita coisa boa foi suscitada e decidida no VII Sulão.

Percebi e comprovei que as angustias são as mesmas em todo canto do Brasil. As lideranças conscientizadas sofrem as mesmas amarguras: como colocar tudo que ouvimos em prática? Como conscientizar nossos bispos, padres da importância desse processo catequético? Como fazer com que isso chegue às nossas paróquias, aos nosso catequistas? Como fazer de nossos catequistas, catequistas mistagogos? Padres mistagogos? Bispos Mistagogos?

Que bom perceber que ali não tínhamos a intenção de colocar ninguém contra a perede, mas que juntos chegaríamos a um conclusão: Como fazer? Quais os caminhos a serem tomados? O que pode facilitar nosso fazer?

Vamos aguardar! Novidades virão!

2 comentários:

  1. OLÁ IMACULADA, ESTOU COM UM MATERIAL DO VII SULÃO, QUE VEIO DA ARQUIDIOCESE PARA OS COORDENADORES DA MINHA REGIÃO, AINDA NÃO COMPREENDI MUITO BEM. QUEM SABE COM ESTA EXPERIÊNCIA DE PARTICIPAÇÃO QUE TEVE PESSOALMENTE, PODERÁ NOS AJUDAR E SOLUCIONAR NOSSAS DÚVIDAS, AGUARDAREI SEUS POSTS SOBRE O SULÃO, BEIJUS E TENHA UMA SEMMANA ABENÇOADA

    ResponderExcluir
  2. Olá Imaculada, estou vivendo estes mesmos questionamentos, faço parte de um grupo de catequistas e lideranças de nossa Região, e estamos trabalhando para uma restruturação na catequese e pastorais.No momento o nosso papel é de multiplicar tudo que vimos na teoria, em assembleias que estão acontecendo em Paróquias de nossa Região.
    Percebo que para sair da teoria e partir para prática devemos ter muita paciência, pois ainda existem muitos acomodados em uma catequese comercial, onde o sacramento é um item de supermercado.
    E uma das verdades que levamos é que "Catequese é uma escola de conversão".
    É isso...

    Abraços e fica com Deus
    *_*

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre muito importante!
Não conseguiu comentar?? Calma, não saia ainda, escolha e opção ANÔNIMO e não esqueça de se identificar no final de sua mensagem!
Viu só, que fácil! Volte sempre!