quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Atividade Dia das crianças

Sugestões de atividade para o dia das crianças.
A meu ver, o que precisamos para fazer acontecer um dia de lazer/atividades com as crianças, são:
*Mmuiiiiiiita criança...
*Catequistas com fôlego e com espírito de criança para brincar e rolar...
*Um espaço adequado, onde possam brincar, correr, pular, extravasar todas as energias...
*Brincadeiras organizadas e também educativas...
*Seria interessante resgatar as brincadeiras dos tempos de criança, como: pular corda, jogar queimada, caça ao tesouro...
Bolo, picolé, refrigerante...
E muita alegriaaaaaaaaa!!!

Clique AQUI,  veja nossa bagunça com as crianças em 2009.
Para ver a de 2010, clique AQUI
(que saudades ao rever esses vídeos, saudade de tudo, dessa alegria, da energia boa que as crianças nos passam, da Dona Zenaide e da Sandrinha, catequistas que não estão mais com a gente, pois estão já juntos de Deus!...saudade muita! Uhmmm, saudade dói neh)

Partilho com vocês a sugestão da Maria Aparecida do blog da catequese/Vozes.

************************

Atividades para o Dia das Crianças.

Como o Dia das Crianças é também Dia de Nossa Senhora Aparecida, podemos fazer algumas atividades com as crianças que tenham como tema Nossa Senhora Aparecida.

Essas atividades não são para serem feitas durante a Celebração, mas num salão ou pátio, com as crianças e pré-adolescentes. Durante a festa para as crianças pode-se colocar estas atividades:

Primeira atividade: Quebra cabeça gigante...

Segunda atividade: Trilha de Nossa Senhora Aparecida...

História de Nossa Senhora Aparecida
Essa história está em frases para que se possa usar no jogo de trilha e também podem ser usadas no quebra cabeça (retirando as frases que estão em vermelho).Esses jogos estão nas Atividades para o Dia das Crianças que sugerimos...

LEIA MAIS, no blog da catequese Vozes

**********************************
Vasculhando a minha PASTA MAIS, encontrei um texto de julho de 2009, puxa, como o tempo passa, parece que foi ontem que escrevia isso...
Fica a dica!!

Catequese e lazer...

Recebi um email de uma catequista pedindo sugestões, pois estão pensando em promover um campeonato de futebol envolvendo as crianças da catequese, como que buscando meios para dar uma despertada na garotada...

Os momentos de lazer na catequese são muito importantes, pois produz uma proximidade muito grande entre catequistas e catequizandos através das brincadeiras. Seria legal convidar também o padre para participar ou apenas passar para dizer um “oi”.

É o momento do catequista ser um com eles, brincar, rolar no chão, jogar queimadas, gritar, brincar com bexigas com água (eles amam qualquer brincadeira que tem água).

Ás vezes não promovemos esses dias de lazer, por não saber o que exatamente fazer, mas o que é mesmo necessário é que haja crianças, um local apropriado, catequistas e muito fôlego, o resto pode deixar com eles, os que gostam de jogar futebol, organizam eles próprios seus times, outros no basquete, outras brincam de bonecas, jogos, pulam corda., jogam queimada ou matança, fazem mil coisas. As crianças hoje não tem muita paciência com gincanas, mas com provas interessantes pode-se ter êxito.

Se você nunca promoveu um dia de lazer em sua catequese, não sabe o que está perdendo, ou melhor deixando de ganhar, pois eles percebem que você fala sério quando tem que falar nos encontros, mas que você também faz bagunça, grita, ri, dança, não é um catequista sargento. Eu lutei para que isso voltasse aqui na minha paróquia, pois somos privilegiados por ter um espaço ótimo para as atividades e também porque eu nunca me esqueci de meus 09, 10, 11 anos quando brincava nesse mesmo lugar, então o que fiz foi resgatar algo que estava esquecido.

Envolva todas as etapas da catequese, cada qual com atividades próprias para a idade, mas na verdade chegando lá todos se tornam crianças, no final do dia, todos vão embora quebrados, mas felizes e com gosto de quero mais...

Num desses dias de lazer, uma catequizanda levou uma amiguinha que se apaixonou por tudo o que acontecia ali, no final ela me perguntou se poderia entrar na catequese. A mãe foi na minha casa e disse que a filha a estava deixando doida, pois não queria mais participar dos estudos bíblicos com os testemunhas de Jeová, pois queria entrar “naquela catequese”. Eu fiquei super feliz e claro que a acolhi com todo carinho, ela está perseverante e inicia sua vida eucarística na Páscoa de 2010.

São pequenas coisas que fazem a diferença, nossas crianças não tem mais o hábito dessas brincadeiras, tudo está tão sério, tão sem graça, sem vida, sem contato com o outro, com a natureza, hoje nossas crianças nem se sujam mais e os nossos encontros acabam por entrar nesse rotina chata.

E nós catequistas, passamos por suas vidas, ficamos com elas um tempão e não vamos fazer nada? Podemos fazer muito, podemos deixar marcas profundas que nunca, nem ninguém poderão apagar...

Um dia de lazer evangeliza mais que muitos encontros enfadonhos, quer dizer cansativos, chatos, intoleráveis... Pense nisso e deixe a criança que existe em você aflorar...

5 comentários:

  1. BOM DIA IMACULADA, AQUI IREMOS FAZER UM ALMOÇÕ PARA TODAS AS CRIANÇAS DA CATEQUESE, COM A COLABORAÇÃO DA NOSSA PASTORAL FAMILIAR, TENHO CERTEZA QUE SERÁ UM GRANDIOSO DIA PARA TODOS NÓS.OBRIGADA PELAS DICAS DESTE POST VAI SER DE GRANDE VALIA. TENHA UM DIA ABENÇOADO, BEIJUS CRIS

    ResponderExcluir
  2. Oii Imaculada! Que legal as suas sugestões. Nós ( catequese)vamos nos unir à Pastoral da Criança e à Liturgia Infantil para proporcionar um momento bem gostoso à nossa comunidade.

    Beijocas,
    Layse

    ResponderExcluir
  3. Olá..tô aqui no trabalho e pensei o que fazer na festa do dia das crianças...como só tive tempo agora para abrir os blogs, a resposta aqui, obrigada pela partilha, Shenia.

    ResponderExcluir
  4. ah.. qi boma agente ainda nn teve nosso dia q pena....
    Ana Laura

    ResponderExcluir
  5. Olá, Imaculada, curti muito as fotos das festinhas. :D:D:D Na nossa igreja aqui, ainda não temos toda essa programação, a festinha que vamos fazer vai ser no horário mesmo da catequese, no salão da igreja. A idéia é fazer algumas brincadeiras que dê para fazer no salão mesmo (como o bingo bíblico e alguma outra dinâmica, como a do presente que achei em algum blog de catequese) e também lanche com bolo, guaraná, etc. Como já lhe disse, esse é meu primeiro ano na catequese, mas vou sugerir ao nosso pároco que programemos um dia num lugar bem espaçoso assim para o próximo ano. Tenho certeza que ele vai gostar da idéia.
    Abraços! Alexandra

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre muito importante!
Não conseguiu comentar?? Calma, não saia ainda, escolha e opção ANÔNIMO e não esqueça de se identificar no final de sua mensagem!
Viu só, que fácil! Volte sempre!