quarta-feira, 31 de agosto de 2011

A Palavra de Deus e EU!

Me perco meio as minhas coisas de catequese, hoje,  procurando um material que preciso, encontrei essas anotações feitas por mim. Foi uma formação sobre IC, um encontro diocesano em maio de 2009. Como amanhã iniciamos setembro ( puxa, setembro já!!) o mês da Bíblia, fica uma pergunta: Catequistas, qual é o espaço ocupado pela PALAVRA DE DEUS em sua vida?
Sabe porque da pergunta? Porque corremos o risco de procurar os evangelhos, as leituras Bíblicas em sites e perdermos o contato direto com a Palavra. Isso é uma coisa que a Igreja vem nos alertando e como é cômodo com um clic ler o que queremos, perdemos um pouco a intimidade, proximidade com a Palavra...

Encontro Diocesano de Catequese – Iniciação à Vida Cristã – 20-05-09
Neide de Jaú - catequeta

A necessidade de uma iniciação cristã é geral. Todos os que passam pelos encontros de catequese deveriam ser iniciados na fé, a começar pelo próprio catequista.

A postura da catequese hoje frente à iniciação cristã é de ouvir. Ouvir o que? A Palavra de Deus.

Como é a nossa postura diante dela? A colocamos num lugar de destaque em nossas casas e não a colocamos em destaque em nossas vidas? Tenho deixado que ela  seja o centro, luz que clareia nossos momentos de escuridão, discerne  e encoraja em nossas decisões?

Dentro dessa dinâmica é preciso também atualizar a Palavra de Deus nos acontecimentos, pois o mundo está em constante mudança e se temos experiência com Deus, nossa catequese é diferente. Somos carentes de conhecimento e entendimento. FÉ nós temos, mas precisamos nos formar  através da leitura, da experiência, da partilha da Palavra.

Se estivermos tendo dificuldade com disciplina é porque estamos dando AULA ( conteúdos) e catequese é ENCONTRO (apresentação). Apresento o Deus que me ama, acolhe, escuta, testemunho sua presença no meu dia-a-dia.

Mas quando me deparo com situações adversas, questiono a Deus nas dificuldades dizendo: “Quanto mais eu rezo, mais assombração aparece... ou porque isso está acontecendo comigo?”. Quando agimos assim, mostramos uma fé imatura, pois não fomos devidamente iniciados na fé.

As coisas ruins ou boas acontecem com todos e nós mesmo servindo, sendo catequistas fazemos parte desse todo. Servir não é uma vacina que nos dá imunidade contra as tribulações.

Uma pergunta para você refletir: A Palavra tem transformando sua vida, sendo luz  nos momentos escuros? Na catequese ela tem sido seu livro mestre?

Não falamos de Deus, experimentamos a Deus...

Não conhecemos a Deus, ELE nos conhece...

2 comentários:

  1. rsrss, lembrei-me de um querido sacerdote que passou por nossa paróquia, diante de alguma contrariedade, com um sorriso "maroto", dizia:
    "Quando mais eu rezo, mais benção eu recebo"...
    ninguém conseguia ficar imune às suas santas ironias, a gente deixava de lado a irritação e dava risada...
    bjos, continue nos presenteando com sua sabedoria.

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde, Imaculada!

    Gostaria que vc tirasse uma dúvida que surgiu agora...
    É sobre os Ritos da Iniciação Cristã.
    O Rito de Entrada só é feito com a turma do 2º Ano (2a. fase)?
    Estou com tudo preparado para fazer com as crianças que entraram, na catequese, no inicio do ano.
    Será que vc pode me tirar esta dúvida?

    Obrigada!

    bjos
    Fique com Deus
    Marcia
    marcia.dinis@superig.com.br

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre muito importante!
Não conseguiu comentar?? Calma, não saia ainda, escolha e opção ANÔNIMO e não esqueça de se identificar no final de sua mensagem!
Viu só, que fácil! Volte sempre!