sábado, 11 de junho de 2011

Pentescostes

O aprofundamento do papel e atividade do Espírito Santo na Igreja, na vida pessoal do discípulo cristão e no mundo, ajuda-nos na preparação da Solenidade de Pentecostes. De fato, cada vez mais, a Igreja sente a necessidade de tornar conhecido quem é o Espírito Santo e como ele age na vida eclesial e na vida pessoal de cada batizado que se coloca no caminho do Evangelho.

Seria pretensioso demais, no espaço à disposição, descrever a identidade do Espírito Santo, mas podemos lembrar quatro grandes traços dessa sua identidade. O primeiro apresenta o Espírito Santo como Pessoa divina, doadora e distribuidora de dons e carismas em vista da unidade. Paulo, na 2ª leitura, faz menção dessa realidade. Considerando que, se Deus é Uno, o Espírito de Deus só pode ser promotor da unidade e, a unidade ser demonstração visível e palpável da presença divina entre nós. Para falar da identidade do Espírito Santo, o fruto do amor entre o Pai e o Filho, a terceira Pessoa da Santíssima Trindade, São Bernardo diz que o Espírito Santo é “o beijo trocado entre o Pai e o Filho”. Outro traço da identidade do Espírito Santo é o de ser guia na vida humana e no seguimento de Jesus Cristo. A Igreja apresenta Jesus Cristo como caminho existencial para a humanidade e o Espírito Santo como guia que acompanha quem se coloca neste caminho. É por isso que o Espírito Santo é conhecido como companheiro de viagem, na grande e bela viagem da vida. Só vive em Jesus quem acolhe o Espírito Santo em sua vida, quem o torna hóspede de sua própria existência. Eis a quarta característica da identidade do Espírito Santo: ele é o hóspede da alma, o morador da nossa vida, a presença divina morando em cada um de nós.

O Espírito Santo age na Igreja, na pessoa e no mundo promovendo transformações. É ele que faz passar do caos à ordem, da feiúra à beleza, do ódio ao amor. Não transformação mágica ou imediata, mas transformação que se vai modelando através do cotidiano da vida, temperando a vida do discípulo de Jesus com amor, alegria e paz. Iluminando-se e deixando-se transformar pelo Espírito Santo de Deus, a terra passa do reino do mal para o Reino do Bem, onde a bondade e o valor da vida semeiam mais vida, mais segurança, mais respeito, mais paz.

Quanto à vida pessoal, o Espírito Santo age no interior da pessoa. É uma atividade que vem de dentro para fora, de onde a necessidade de se ficar atento à voz do Espírito Santo que age e fala no sacrário secretíssimo da consciência (GS 16). É desse modo que o Espírito Santo de Deus vai modelando nossa existência, iluminando nossas palavras, dirigindo nossos comportamentos, propondo atitudes e semeando serenidade. Como demonstrado através da História da Salvação, o Espírito Santo sempre age para transformar, para fazer da vida humana um caminho de divinização; santificação.

(Francisco Régis)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sempre muito importante!
Não conseguiu comentar?? Calma, não saia ainda, escolha e opção ANÔNIMO e não esqueça de se identificar no final de sua mensagem!
Viu só, que fácil! Volte sempre!