segunda-feira, 27 de junho de 2011

Vejam a riqueza desse ícone...

27 de junho - dia de nossa Senhora do Perpétuo Socorro
Esse quadro, esse ícone é maravilhoso! Os ícones são como portas, mas não como uma porta qualquer, mas aquela linda, talhada em madeira, aquela porta em que você olha e tem logo o desejo de abri-la para ver o que vem depois dela... Esse ícone é isso, não é simplesmente uma pintura qualquer, pois um ícone é muito mais, ele revela grandes ensinamentos. Fiquei encantada quando descobri cada detalhe desse ícone... Os olhos de Maria voltados para nós, a expressão do menino Jesus amedrontado, um menino de colo, mas com expressão de um quase adulto, a sandalinha pendurada, as mãos de Maria, as cores... Tudo tem um significado...
Nossa senhora do Perpétuo Socorro! OLhai por nós!

O ÍCONE DE NOSSA SENHORA DO PERPÉTUO SOCORRO



O “ícone” nada mais é que um quadro destinado ao culto. Por isso tem características especiais, diferentes daquele cujo fim único é proporcionar o gozo estético. Os autores de ícones são pessoas contemplativas, geralmente monges ou monjas, e o trabalho é executado em profundo recolhimento, oração contemplativa e jejum. No Oriente, a arte cristã serve-se dalinguagem simbólica muito mais que no Ocidente.

O fundo do quadro de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro é de ouro, simbolizando a glória do paraíso, para onde iremos, lavados pelo perpétuo socorro de Maria.

A virgem Maria está vestida com uma túnica de cor púrpura, distintivo das virgens no  tempo de Nossa Senhora e um manto azul escuro (indicação de sua humanidade) que lhe cobre a cabeça. O olhos de Maria, grandes, voltados sempre para nós, afim de ver todas as nossas necessidades. Sua boca pequenina para guardar silêncio e evitar as palavras inúteis. A mão esquerda de Maria sustenta Jesus. A mão do consolo que Maria estende a todos que a ela recorre nas lutas da vida. A mão direita estendida em direção ao menino representa sua intercessão junto a seu Filho.

A Mãe de Deus é nesse quadro a figura principal e aparece cheia de majestade, destacada ainda mais perto pelo fundo dourado, e sobre sua cabeça brilha uma estrela de oito raios. A estrela que nos guia no mar da vida até o porto da salvação.

À altura da cabeça de Nossa Senhora estão abreviadas as duas palavras que são o resumo de toda a sua grandeza “METER THEOU” (Mãe de Deus). Igualmente à altura da cabeça do menino Jesus constam a primeira e a última letra das palavras correspondentes em grego “IESOUS CHRISTOS”.

O menino Jesus (embora criança tem uma expressão de maturidade, que convém a um Deus eterno) olha apreensivo para os instrumentos da sua paixão, que lhe são apresentados pelos Arcanjos Miguel e Gabriel. Suas mãozinhas apertam a mão de Maria, como para pedir-lhe proteção e com o movimento de horror a sandália do pé esquerdo se desamarra. Simboliza também um pecador preso a Jesus por um fio – o último – a devoção à Nossa Senhora.

As coroas sobre as cabeças de Mãe e Filho não fazem parte do quadro original, mas foram colocadas em solene cerimônia oficial em 23 de junho de 1867.

(FONTE)

Um comentário:

  1. Olá! Que bom poder estar visitando mais uma vez o seu BLOG. Estive com problemas na conexão da internet e por isso fiquei ausente esses dias. Madrugada muito fria em Guarapuava, temperatura abaixo de zero, mas o seu blog é muito caloroso e hospedeiro. Parabéns!!!! Grande abraço na Paz e no Amor de Cristo,

    Reinaldo

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre muito importante!
Não conseguiu comentar?? Calma, não saia ainda, escolha e opção ANÔNIMO e não esqueça de se identificar no final de sua mensagem!
Viu só, que fácil! Volte sempre!