terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Já começou vencer, aquele que se levantou para recomeçar o caminho...

Sempre que ouvimos a proclamação do Evangelho, respondemos: Palavra da Salvação! Deixemos que isso de fato aconteça no dia de hoje, que Jesus nos toque, nos cure, nos coloque de pé... Quantas vezes, nós catequistas, caimos e caimos porque somos humanos/catequistas. Sei que somos espelhos e como tal deveríamos refletir só coisas boas, não deveríamos sequer pensar em cair,  mas nem sempre é isso o que acontece. Agora, permanecer caídos, deitados, com sintoma de febre alta, isso depende de nós, porque não é isso que Cristo quer. Todo dia nos é dado uma oportunidade de sermos melhores, de nascer de novo, porque não nos tornarmos "meninas/os". Levanta-te por mim, não porque o mereças, mas pela ação de minha graça. Que possamos nos alimentar do pão da Palavra e dizer com o coração: Palavra da Salvação! Glória a vós Senhor!

Comentário ao Evangelho do dia feito por : São Jerónimo (347-420), presbítero, tradutor da Bíblia, Doutor da Igreja - Mc 5,21-43
«Levanta-te»
«Tomando-lhe a mão, disse: 'Talitha qûm', que significa: 'Menina [...], levanta-te!'» «Porque nasceste segunda vez, serás chamada 'menina'. Menina, levanta-te por Mim, não porque o mereças, mas pela acção da Minha graça. Levanta-te portanto por Mim: a tua cura não provém da tua força.» «E logo a menina se levantou e começou a andar.» Que Jesus nos toque, a nós também, e logo começaremos a andar. Embora estejamos paralisados, embora as nossas obras sejam más e não possamos andar, embora estejamos deitados no leito dos nossos pecados [...], se Jesus nos tocar, ficaremos imediatamente curados. A sogra de Pedro estava atormentada pela febre: Jesus tocou-lhe com a mão, ela levantou-se e serviu-O imediatamente (Mc 1, 31). [...]
«Todos ficaram assombrados. Recomendou-lhes vivamente que ninguém soubesse do sucedido.» Eis a razão porque Ele mandou sair toda aquela multidão para fazer um milagre. Ele mandou, e não só mandou, mas ordenou que ninguém soubesse. Ele ordenou aos três apóstolos, e ordenou também aos pais que ninguém soubesse. O Senhor ordenou a todos, mas a menina não pôde ficar calada, ela que se tornou a levantar.
«E mandou dar de comer à menina»: para que a sua ressurreição não fosse considerada como a aparição de um fantasma. E Ele próprio, depois da Sua ressurreição, comeu peixe e um bolo de mel (Lc 24, 42). [...] Suplico-te, Senhor, que também a nós que estamos deitados nos toques com a Tua mão; levanta-nos do leito dos nossos pecados e põe-nos a andar. Quando estivermos a andar, manda darem-nos de comer. Deitados, não podemos comer; se não estivermos levantados, não seremos capazes de receber o Corpo de Cristo.
Fonte Evangelho Quotidiano

Linda esse música, acompanhada por palavras lindas de Fábio de Melo. Ouça! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sempre muito importante!
Não conseguiu comentar?? Calma, não saia ainda, escolha e opção ANÔNIMO e não esqueça de se identificar no final de sua mensagem!
Viu só, que fácil! Volte sempre!