domingo, 6 de fevereiro de 2011

Esta consciência deve ser despertada...


 Sei que tem muita gente se mobilizando para esse despertar na evangelização, batalhando para que haja cristãos de verdade em nossas comunidades.  Sei que em alguns lugares a catequese tem recebido o lugar que merece. Sei também que isso é  realidade de poucos.  Mas, se esta consciência deve ser despertada, mãos à obra povo de Deus. A messe é grande! Faça sua parte!
Coloco a seguir, as palavras certas, na hora certa, da Cátia, essa catequista que a pouco tempo tenho contato por email, mas já percebi ser uma pessoa madura e uma catequista vocacionada. Cátia, com certeza, você será, ou melhor,   está sendo um grande instrumento nas mãos de Deus nessa etapa de conscientização.

*****************************************************
"...a missão de anunciar a Palavra e Deus é dever de todos os discípulos de Jesus Cristo, em consequência do seu batismo. Nenhuma pessoa que crê em Cristo pode sentir-se alheia a esta responsabilidade que deriva do fato de ela pertencer sacramentalmente ao Corpo de Cristo. Esta consciência deve ser despertada em cada família, paróquia, comunidade, associação e movimento eclesial... "

Lendo e relendo este post, foi este trecho que saltou aos meus olhos. Todos os batizados deveriam ter essa consciência ...

Mas se nos detivermos apenas ao questionamento dos porquês, vamos nos encher de desânimos, frustações, e até mágoas e revoltas, não é? "Por que o clero não apoia mais a catequese? Por que a evangelização não é objetivo e meta para todas as pastorais? Por que tanto ativismo e poucas atitudes que levem ao bem comum, à inclusão e acolhimento das pessoas em nossas comunidades?..."

Já parou para pensar amiga, como essas perguntas ás vezes nos roubam a paz...

Talvez seja por estarmos formulando as perguntas erradas! O texto diz: Esta consciência deve ser despertada!

Quem deve despertá-la? Ora, quem tem a consciência dos fatos, é nóis amiga! rsrs. Somos todos nós, que vivemos a Palavra do Senhor "Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda criatura".

Em quem deve ser despertada? Nos que não conhecem Jesus, e o mais difícil, mas não impossível, nos que pensam que conhecem, nos que pensam que seguem o Mestre.

Como despertar? Como Jesus ordenou "pregai o Evangelho", essencialmente com a vida, se possível com palavras, mas sempre, sempre e sempre com coerência!

Digo isso, Imaculada, pois no início de minha caminhada e mesmo hoje, são essas pessoas que amam e servem à Jesus, que vivem a sua fé com COERÊNCIA que me atraíram até o Senhor e Sua Igreja, e que contribuem para que os meus passos na caminhada continuem firmes. Pessoas como você, viu?

Você nem sabe amiga como luto para alcançar sempre a coerência em tudo que faço e falo...nem sempre consigo e não raro me frusto por isso. Mas como você disse, até vestir meu paletó de madeira (rsrs) vou perseguir e me esforçar até o sangue para alcançar a conformidade com o Evangelho do Senhor.

Bom, você disse para cada um tirar suas conclusões. A primeira que eu cheguei é esta, baseada na minha vida: se eu que na minha juventude, era muito afastada de Deus, cheia de preconceitos contra a Igreja católica, fui transformada... primeiramente pela Graça de Deus, e pela ação concreta de Deus no testemunho coerente dos irmãos...também nós não podemos fazer o mesmo, amiga? Na caridade, verdade, com paciência e mansidão...no poder do Senhor? Com certeza, Imaculada, seremos mais que vencedoras em Cristo Jesus, no nosso bom propósito, não é mesmo?

Olha, deste texto, dá pra tirar várias conclusões.

Vou refletir mais sobre ele, e então vamos continuar partilhando, ok?
Bjos, fica com Deus!
Cátia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sempre muito importante!
Não conseguiu comentar?? Calma, não saia ainda, escolha e opção ANÔNIMO e não esqueça de se identificar no final de sua mensagem!
Viu só, que fácil! Volte sempre!