quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Não semeie hoje o problema de amanhã

"É preciso cuidar da apresentação dos conteúdos, de forma adequada à sensibilidade infantil. Embora a criança necessite de adaptação de linguagem e simplificação de conceitos, é importante não semear hoje o problema de amanhã. Simplificar com fidelidade e qualidade teológica exige boa formação e criatividade. É necessário ter cuidado para que, em nome da mentalidade infantil, não se apresentem idéias teologicamente incorretas que depois serão motivo de crise de fé."

Leram direitinho, com atenção! Esse é o parágrafo 200 do Diretório Nacional de Catequese, aprovado em 2005. Sera que é porisso que se tem tantas pessoas pulando de galho em galho, sem nenhuma convicção daquilo que acredita? Sério neh! Erroneamente achamos que trabalhar com criança é mais fácil. Precisamos rebolar para passar verdades de uma forma diferente, atraente, envolvente, seriamente. Não podemos transmitir verdades, como que sendo "meia verdades." Vale relembrar aqui,  o tal de infantilizar demais a catequese. "Enrolation", só porque são pequeninos? hã hã!  Nossas crianças estão cada dia mais exigentes.

NÃO SEMEIE HOJE O PROBLEMA DE AMANHÃ. Gostei dessa frase!

Um comentário:

  1. Imaculada,

    Como sempre estou aqui quase que todos os dias na hora do meu almoço.
    NÃO SEMEI HOJE O PROBLEMA DE AMANHÃ, nossa como esta frase fala de verdades, sempre falo para minhas amigas catequistas que estamos plantando o futuro de amanhã e se não platarmos bem fundo não iremos colher grandes frutos.
    Eu me considero uma semente bem plantada pela minha saudosa 1ª catequista APARECIDA GOMES minha avó, ela com seus exemplos e dedicação aos filhos ,noras, genros e netos, soube plantar em cada um de nós a semente da palavra de Deus.
    Depois dela tive varias outras catequistas e hoje sou catequista de meu marido, meus filhos e meus pequenos na paroquia.
    E sem "ENOLATION" mas com muito amor,dedicação e criatividade vinda do Espirito Santo, para que cada encontro seja uma "flash" na vida dos pequenos.
    E aproveito para agradecer a Deus a todas as "IMACULADAS" que existe neste mundão .

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre muito importante!
Não conseguiu comentar?? Calma, não saia ainda, escolha e opção ANÔNIMO e não esqueça de se identificar no final de sua mensagem!
Viu só, que fácil! Volte sempre!