quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Ide de dois em dois...

Faz parte da minha rotina matinal, passar pelo site da paulinas e ler o evangelho do dia e também os textos do padre zezinho. Gosto, porque o site traz a leitura orante. Método muito bom para saborearmos  os textos bíblicos.
No evangelho de hoje, podemos perceber que Jesus como nosso pedagogo Mor, nos dá pistas de como preparar nossos encontros catequéticos. Antes mesmo de tratar do encontro propriamente dito, ele nos mostra que não devemos catequisar sozinho.
IDE DE DOIS EM DOIS - Enviou os setenta e dois e pediu que fossem de dois em dois. É triste, ver que existem catequistas que não gostam e não aceitam   trabalhar em dupla. É uma pena que tantos catequistas com uma vasta experiência não aproveite para formar outros catequistas. Tem também a incompatibilidade de gênios: "Não me dou com aquela pessoa, prefiro ficar  sozinha." 
Quando o catequista fica escolhendo seu parceiro, isso dificulta por demais o trabalho do coordenador, que além de organizar a moçada, ainda tem que se preocupar com coisas desse tipo. Isso é lamentável. Porque o coordenador  conhecendo seu grupo, tenta montar os pares perfeitos ou quase perfeitos. De repente um catequista tem mais facilidade de se expressar, de explicar, o outro já é mais tímido, mas trabalha muito bem coisas manuais.
OBJETIVO - Jesus tinha um objetivo aos enviar os setenta e dois. Qual é o objetivo que queremos alcançar em cada encontro. Qual é a mensagem principal. O que é para ser guardado no coração. O que é para ser colocado na prática? Lembra do método fé e vida?
ESTRATÉGIAS - O que fazer e como fazer para atingir esse objetivo - oração, postura, dinâmica, partilha,  gesto concreto.

" Conhecer a Jesus Cristo pela fé é nossa alegria; segui-lo é uma graça, e transmitir este tesouro aos demais é uma tarefa que o Senhor nos confiou ao nos chamar e nos escolher."(DAp 18

Leia detalhadamente o evangelho de hoje, é bem direcionado às aqueles a quem ele chamou.

www.paulinas.org.br

2 comentários:

  1. Imaculada,
    goste dessa vissao das duplas desde as dificuldades da pratica catequetica.
    Sempre foi a vida comunitaria a maxima penitencia, mas também a maxima expressao de fé cristã, que por essencia é comunitária.
    Continua assim, cada dia...

    ResponderExcluir
  2. É muito bom trabalharmos em duplas, aprendemos muito um com outro, trocamos experiência. Mas para termos uma sintonia boa, temos que preparar e planejar os encontros juntos; para haver uma harmonia. Isto nos faz crescer e nos ensina a viver como comunidade.
    Beijos
    Renata Daniel

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre muito importante!
Não conseguiu comentar?? Calma, não saia ainda, escolha e opção ANÔNIMO e não esqueça de se identificar no final de sua mensagem!
Viu só, que fácil! Volte sempre!