quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Confissões de uma Catequista

Bom dia!
Recebi essa "confissão" da Cátia, uma catequista de Itaquera-SP.
Percebam que o seu relato,  nos é familiar...
Cátia, obrigada por  partilhar! 



Durante algum tempo, sempre que desanimava na catequese, por ver tantas crianças fazerem sua primeira, mas também sua última Eucaristia, pois que não perseveravam na fé, um pensamento me consolava:
“Fiz minha parte, plantei a sementinha da fé em seus corações, a seu tempo darão frutos”.
Porém, esse doce consolo deu lugar à consciência de uma amarga realidade: Um dia, observando mais atentamente a natureza criada por Deus, percebi que, para que as sementes germinassem, crescessem e se tornassem árvores frondosas e sadias para darem seus frutos, seria preciso mais que simplesmente lançá-las ao solo, mas cuidar para que esse terreno oferecesse o mínimo necessário para terem a chance de vingar, ou seja, umidade, luz solar, nutrientes... Compreendi que nossa natureza humana, de maneira especial, nossa alma, não é diferente!
E eis que os questionamentos não tardaram a ocupar meus pensamentos:
“Estas sementes da fé, que teimosamente insisti em plantar naqueles coraçõezinhos, sobreviveriam sem a nutrição regular dos sacramentos? Sem o sustento do Pão da Palavra e do Pão Eucarístico? O solo, o lar familiar, ofereceria condições de subsistência, como por exemplo, o testemunho cristão e comprometido de seus pais, a oração em família, o incentivo a continuar na caminhada da fé e na comunidade?
Neste momento, meu coração ficou apertado e cheio de incertezas. Busquei então, o auxílio do alto, o Espírito Santo, que com sua sabedoria, me instruiu e com sua paz, apaziguou meu coração, porém, com uma paz inquieta, que me fez perceber que minha missão não terminaria com a 1ª Eucaristia, mas continuaria com meu testemunho fiel, coerente e atuante da nossa fé católica, mas também com a oração de intercessão pelas crianças, por seus pais, para que saibam zelar pela preciosa alma de seus filhos,  preciosa pois que custou o altíssimo preço do Sangue de Cristo na cruz, e também por toda a comunidade, para que sempre assuma o compromisso de ser acolhedora e evangelizadora diante de seus filhos.
Por fim, agradeci a Deus, por não deixar que me conformasse com aquilo que pode e deve ser mudado pela oração, pelo exemplo, mas acima de tudo, pela graça e vontade de Deus!
ASSIM SEJA!

Um comentário:

  1. Imaculada, mais uma vez obrigada pelo seu carinho comigo, nestes seus gestos de generosidade, posso contemplar a ação concreta de Deus vindo em meu auxílio para me orientar.

    Respondendo à sua pergunta, comecei a acompanhar seu blog, através de um link no blog da "Sheilinha", converso com ela de vez em quando pelo msn...

    Mesmo dando uma paradinha na catequese, sempre dou uma passadinha por aí, acho que blogs como o seu e o da Sheilinha, não ajudam somente catequistas, mas todos aqueles que querem viver fielmente e com autenticidade sua fé católica, por isso até me arrisco a dizer (desculpe a ousadia, rsrs) que o título do blog de vcs duas, restringe a dimensão que eles realmente alcançam, por isso vou passar a indicá-los aos meus amigos de outras pastorais, tá bom? A catequese é SEMPRE dinâmica, então acredito que todos nós, que já fomos catequizados um dia, deveríamos na medida do possível acompanhar, apoiar, dar sugestões...mesmo em outras pastorais, caminhar paralelamente com a catequese. A catequese, minha amiga Imaculada ainda tem MUITO e sempre a nos ensinar. Oxalá, que todos nós Igreja (Clero, leigos...) tomássemos consciência disso, para que vivêssemos com mais autenticidade a fé que professamos...

    Relendo umas coisas antigas, me deparei com esta linda prece (providência divina) que divido com vc:

    Ensinai-me, Jesus, a me abrir, na mesma dimensão de Vossos Braços na cruz, e acolher ao próximo com suas fraquezas e limitações,amando-o e respeitando-o.

    Que eu possa ser para ele coluna, apoio que o ajude em sua particular caminhada. Que eu venha a ser para ele, canal de Vossa graça e sinal de Vosso amor, Amém!


    Paz e bem!
    Catia - Itaquera-Sp

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre muito importante!
Não conseguiu comentar?? Calma, não saia ainda, escolha e opção ANÔNIMO e não esqueça de se identificar no final de sua mensagem!
Viu só, que fácil! Volte sempre!