quarta-feira, 16 de junho de 2010

Hoje no meu encontro de catequese, vou trabalhar com eles o Dízimo. No encontro passado, dividi a turma em duas. Cada turma vai ler uma historinha do dízimo, vão fazer um resumo e colocar  para grupo o que entenderam, um grupo ficou responsável de preparar a oração inicial e o outro a final. Estou ansiosa porque hoje vou ser catequizada por eles. E falando em dízimo, me lembrei dos cinco mandamentos da Igreja. Estranho!  nosso material não preve encontro sobre os mandamentos da Igreja. Aiaiaiai... Por isso, não podemos ficar presos em livros,  porque eles, assim como nós não são perfeitos.  Eu me lembro perfeitamente de minha catequese sobre isso e também meu pai fazia questão de nos lembrar deles, principalmente da Missa e da importância de ser um dizimista.

SÃO ELES:
1º -  Participar da Missa aos Domingos e outras festas de guarda.
Na maior parte dos países ocidentais católicos, os dias santos de guarda são:
Santa Maria, Mãe de Deus - 1 de janeiro
Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo (Corpus Christi) - data variável entre maio e junho: 1ª quinta-feira após o domingo da Santíssima Trindade
Imaculada Conceição de Maria - 8 de dezembro
Natal - 25 de dezembro
2º - Confessar-se ao menos uma vez por ano.
3º - Receber o sacramento da Eucaristia, pelo menos na Páscoa.
4º - Abster-se de comer carne e observar o jejum nos dias estabelecidos pela Igreja.
Dias de jejum: Quarta-feira de Cinzas e Sexta-feira Santa.
Dias de abstinência de carne: sextas-feiras da Quaresma.
5º - Atender às necessidades materiais da Igreja, cada qual segundo as próprias possibilidades.
NB.: Estes cinco mandamentos da Igreja (não confundir com os Dez Mandamentos da Lei de Deus), na sua forma atual, foram promulgados em 2005 pelo Papa Bento XVI, quando suprimiu o termo "dízimos" do quinto mandamento (pagar dízimos conforme o costume), cujo sentido real era, obviamente, contribuição, não taxação ou imposto.

Postei na MINHA PASTA MAIS, um material explicando cada um deles, clique e confira
http://mais.uol.com.br/view/5162708

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sempre muito importante!
Não conseguiu comentar?? Calma, não saia ainda, escolha e opção ANÔNIMO e não esqueça de se identificar no final de sua mensagem!
Viu só, que fácil! Volte sempre!