quinta-feira, 13 de maio de 2010

Trabalhando o Creio e a salve Rainha...

Nossas crianças chegam na catequese, mal sabendo a ave-Maria e o Pai-nosso. Sei que não é tarefa do catequista ensinar orações, elas deveriam vir de casa sabendo, mas sabemos que essa não é nossa realidade, então, se não ensinamos na catequese, vão chegar na idade adulta, sem saber o que professa nossa fé. Ontem, nós os catequistas que trabalhamos na etapa da eucaristia, fomos orientados para se trabalhar o creio, explicando parte por parte, para quando chegarem na Crisma, saberem o que estão professando. Achei correto e vou me dedicar a isso, a trabalhar melhor o creio e também o Pai nosso. Mesmo porque temos as celebrações de entrega do pai-Nosso e também do Creio. Se não explicamos, tudo não passará de ritos.
Já ouvi muito que a catequese não é pra decorar nada, muito menos decorar as orações, discordo em partes, vejo que primeiro a criança tem que decorar sim, pra depois fazer deCORAÇÃO.
 Deixo uma sugestão para trabalhar essas orações maiores, como o Creio e a Salve Rainha, copiei de uma catequista nossa.
Você compra envelopes coloridos, um pra cada criança, coloque dentro, a oração recortada em tiras por frases. Seria como um quebra cabeças. A criança vai tentar colocar em ordem toda oração até decorar. Pode-se fazer um grande para trabalhar com o grupo e depois entrega-se um pequeno para cada criança. Feito isso, você começa a trabalhar o conteúdo, parte por parte.

6 comentários:

  1. Em duvida de como comecar a trabalhar o creio Otima ideia a sua,obrigada.

    ResponderExcluir
  2. Gostaria que a sra mostrasse o significado desta oração e de outras também, se possível! Obrigada... caso consiga por favor gostaria que entrasse em contato para me avisar, agradeço desde já! E-mail: isa.ipm@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. Muito legal,obrigada por nos de dicas de que faz diferença para as Crianças
    muito bom mesmo!

    ResponderExcluir
  4. Concordo plenamente, trabalho com uma turma de crisma e são poucos os que sabem estas orações de cor... Adorei a dica! Deus te abençoe!!!

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre muito importante!
Não conseguiu comentar?? Calma, não saia ainda, escolha e opção ANÔNIMO e não esqueça de se identificar no final de sua mensagem!
Viu só, que fácil! Volte sempre!