sexta-feira, 21 de maio de 2010

Pestecostes

Tempo... Tempo forte para refletir sobre a ação do Espírito Santo em nós, como ele é capaz de nos fazer novas criaturas, isso quando nós permitimos. Ele não vai chegando e entrando sem permissão, às vezes bloqueamos sua ação.

As consequências são visíveis, nos tornamos pessoas apáticas, frias, distantes de tudo e de todos, parece que estamos vivendo num outro mundo e quando olhamos pra trás nem acreditamos que fizemos já tantas coisas, ou melhor que o Espírito Santo fez tanto através de nós. 

Porque será que a Igreja todo ano sempre repete os mesmos temas, creio eu que porque nós precisamos sempre de algo que nos recorde o amor de Deus por nós e para que fomos criados, é como se tivéssemos uma nova chance todo ano de nascer de novo, de se tornar nova criatura. 

Esse é o tempo de nascer de novo, e não é de reencarnação que estou falando,  estou falando de deixar para trás o homem velho e revestir-se do homem novo. Difícil neh! Muito! Mas temos que tentar, temos que lutar. Como os lutadores vencem  uma luta? Fugindo? Não! enfrentando o adversário e acreditando piamente que será o vencedor.

Nós catequistas, ou não, fazemos parte desse exército de Cristo, onde a batalha nunca foi fácil. Vamos fugir? Vamos nos fingir de mortos e ver a "banda passar" ou vamos erguer a cabeça e recomeçar. 

Porque estou escrevendo isso? Sei lá! sentei aqui, pra escrever outra coisa, na verdade  nem ia  escrever, porque estava meio "apagadinha", só ia postar um texto que recebi da Samya e saiu isso. Na verdade, acho que uma conversa comigo mesma!  Ou será uma conversa minha com Deus! E se serviu pra você, que bom! Quem sabe, existam muitas "Imaculadas" precisando ressurgir.

 Então, deixo pública essa minha conversa com Deus...
Já disse pra Samya, e também para a Rosângela, que elas com a bagagem que tem, deveriam começar com um blog, enquanto elas não fazem isso, vamos usando coisas que elas partilham com  a gente! Uma boa sexta na medida do possível pra todos, e que possamos nesse final de semana, permitir ser abrasados pela celebração do fogo do AMOR. Que hoje, amanhã, possamos sempre que puder repetir essas simples palavras no nosso coração: "Vinde, espírito Santo!" Ou somente: "Vinde! Vinde! Vinde!"
Deixo pra vocês o recadinho da Samya, tal qual ela me enviou:

Turma

Repasso este texto
Amei esta definição Pentecostes é a celebração do fogo do amor....de Deus:-)
samya

“Pentecostes é a celebração do fogo do amor que pervaga os corações dos fiéis elevando a nível “teológico” sua bondade natural ou sua filantropia”. Gianfranco Ravasi

O homem, por sua própria natureza é bom. Tornou-se capaz do mal quando foi contaminado pelo mal com o vírus do pecado. Assim como o homem só é livre para a verdade: somos livremente obrigados à verdade (a dizer que dois e dois são quatro) somos também livres apenas para o bem. O homem só pratica o mal quando perde sua liberdade interior.

O Espírito Santo, simbolizado no vento forte e no fogo, limpa e purifica o coração humano. Anestesia o vírus do egoísmo e torna a pessoa capaz da prática do bem com uma força bem maior e diferente na sua qualidade: o amor do céu.

O batizado, cheio do Espírito Santo passa a sentir uma necessidade de fazer o bem, de ajudar, de promover o fraco, o doente, o pobre, o esquecido, o solitário e todo aquele que experimenta alguma forma de sofrimento. O Espírito Santo infunde na pessoa uma necessidade da prática do bem como a necessidade de respirar. O ser humano torna-se apaixonado pela prática do bem. Sua alegria é levar alegria aos outros. Sua felicidade é conseguir fazer os outros felizes (Festa de Babete – filme de Just Betzer, de Isak Dinesen).

Uma pessoa sem o Espírito Santo é como um filme sem cor e sem som, sem legendas. Difícil de ser entendido naquilo que ele quer ser, significar e transmitir. A presença do Divino Espírito Santo leva a criatura humana à plenitude da realização de toda sua potencialidade enquanto imagem e semelhança de Deus. Mesmo em suas limitações físicas (doença, finanças, incompreensões) a pessoa sente uma alegria íntima de viver, de existir, de ser para os outros, de poder transformar, para melhor, o mundo humano ao seu redor.
Dom João Bosco (Bispo de Patos de Minas)

ORAÇÃO DE SÚPLICA AOS DONS DO ESPÍRITO SANTO

Espírito de Sabedoria, suplicamos-te que desças como vento em dia de tempestade para que, cada um de nós aqui presente se deixe interpelar e impelir pela tua acção.

Espírito de Entendimento, rasga as vendas que nos impedem de ver os teus sonhos e os teus projectos. Faz-nos compreender que nos destes esta vida maravilhosa para a colocar-mos ao teu serviço e ao da felicidade dos irmãos.

Espírito de Ciência pousa sobre nós o teu clarão, o teu fogo, para que o nosso coração e a nossa mente se abram à tua sabedoria, ao teu mistério e aos segredos do humano…

Espírito de Conselho, pousa sobre os nossos pés, encaminha-os rumo aos teus projectos, murmura ao nosso ouvido os teus desejos. E quando sentires que ficamos surdos, não te esqueças de gritar bem alto… até que o nosso ser estremeça!

Espírito de Força lança-nos fora dos nossos medos e das nossas dores, projecta-nos além do pecado e da mesquinhez! Que a tua energia nos ensine a liberdade de Jesus Cristo, que a tua força seja a nossa força, o brilho dos nosso olhos.

Espírito de Piedade, que a tua ternura tatue as nossas mãos e o nosso coração e que a oração abra a nossa vida à passagem dos teus passos.

Vem ó Espírito de Temor de Deus e dá-nos a ousadia de optar pelos caminhos do Infinito e do amor, da beleza e da fidelidade, da justiça e da verdade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sempre muito importante!
Não conseguiu comentar?? Calma, não saia ainda, escolha e opção ANÔNIMO e não esqueça de se identificar no final de sua mensagem!
Viu só, que fácil! Volte sempre!