terça-feira, 30 de março de 2010

Domingo próximo, dia de primeira eucaristia. A alegria do catequista que acompanhou  a turma em participar dessa celebração é algo indescritível, na verdade é um misto de sentimentos, alívio por cumprir com mais uma missão, mas também com um questionamento no coração: "Será que conseguimos atingir a meta, será que essas crianças sabem  o que está acontecendo, o que significa receber a primeira comunhão." É uma alegria camuflada, pois sabemos que poucos são os que estão de fato preparados. Por isso a necessidade de se dar contuinidade. Eis nosso maior desafio, colocar isso na cabeça dos pais. Mas, vejo que somos falhos nesse quesito. Quando entregamos a lembrancinha da primeira eucaristia no dia da celebração, estamos passando a batata quente pra frente, nem procuramos saber, quais são os que não continuaram, quais os que se perderam pelo caminho, pois achamos que isso não é mais coisa nossa. As fichas dessas crianças, ficam lá arquivadas no "morto", sem nenhum trabalho missionário para trazê-los de volta. É quase sempre assim que acontece. Gostaria muito de acreditar que isso só acontece aqui.
Na minha paróquia, esse ano, faremos nossa primeira experiência mistagógica com as crianças que receberão a primeira eucaristia na Páscoa. Normalmente, após a eucaristia, eram encaminhados para a catequese de crisma ou de perseverança, conforme a idade.  Agora, continuarão sua catequese, com a mesma turma,  no mesmo dia,  com o mesmo catequista, só depois receberão a lembrança de primeira eucaristia. Assim os catequistas saberão quais os que não voltaram e assim, espero que os procurem para orientá-los. Essa catequese permanece até junho, só depois entram na próxima etapa, que é a preparação para o crisma. Depois eu conto como foi.
Imagino que deve ser grande a expectativa da criança em abeirar-se pela primeira vez do altar para receber Jesus, mesmo sem o devido entendimento. Deixo abaixo uma simples oração para a criança...

VEM AGORA, SENHOR!
Jesus,
Falta-me pouco tempo para comungar pela primeira vez.
Prepara tu meu coração para receber-te.
Vem, Senhor!
Quero que ao receber-te, enchas meu coração de fé e de alegria.
Não tardes. Vem agora, Senhor!
Sei que és meu amigo e que virás comigo.
Espero esse grande momento.
Venha a mim. Vem agora, Senhor!
Te peço que não nos separemos nunca.
Quero que vivas sempre comigo,
Que não saias do meu lado.
Te espero, te quero e te amo.
Vem  agora, Senhor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sempre muito importante!
Não conseguiu comentar?? Calma, não saia ainda, escolha e opção ANÔNIMO e não esqueça de se identificar no final de sua mensagem!
Viu só, que fácil! Volte sempre!