sexta-feira, 26 de março de 2010

Catequistas, o que dizem teus vestidos de ti?

...tuas calças, tuas blusas, tuas saias...
Uhmmmm! pergunta estranha neh, estranha, mas oportuna. Cobramos de nossos catequizandos, enfocando mais as garotas, a maneira de se vestirem, como devem se apresentar tanto nos encontros, como numa celebração. O homem como sempre é bem básico, um jeans e uma camiseta estão bem vestidos, trabalhamos o uso de bonês e camisetas cavadas. Mas não é da vestimenta dos catequizandos que quero falar, mas sim da maneira de se vestir do CATEQUISTA. Você quando sai de casa para um encontro de catequese se veste como? Seus catequizandos olhando pra ti, enxergam Cristo, ou enxergam outras coisas, como um acentuado decote, a cor de sua langerie, as curvas e tudo mais. Estou tratando desse assunto, pois já presenciei coisas que fiquei com vergonha dos pais, vergonha dos padres, vergonha dos catequizandos. Já presenciei catequistas chegando para os encontros com a barriga à mostra, já presenciei dentro de uma sala o catequizando com os olhos fixos no decote da catequista que se inclinava para ajudá-lo na tarefa, já presenciei catequistas participando das procissões de ofertório, oferecendo junto com o pão e o vinho, também parte de seu corpo, já presenciei belas pernas sendo mostradas e ainda tendo que subir escadas. Certa vez, fiquei morrendo de vergonha do padre quando uma catequista iniciante foi na frente num curso para dar um testemunho, com uma blusa super curta. O padre me olhava, reprovando, como se eu tivesse culpa, e olha que já tínhamos falado sobre isso várias vezes. Quando coordenadora, já tive que calçar a cara e pedir para o catequista mudar sua maneira de vestir, pois os pais estavam se sentindo incomodados. Ela preferiu sair da catequese, que bom! melhor assim!
Não sei o que você ao ler tudo isso, está achando, ou deve estar passando um filme na sua mente de quantas vezes já presenciou falta de compostura de algum catequista.
Isso é coisa séria, e vira o maior buchicho atrás dos bastidores. Estejamos atentas, quando nos aprontar para a catequese, de frente ao seu espelho, não diga: "Como sou gostosa! Mas diga: EU SOU UMA CATEQUISTA. Tudo tem sua hora, seu lugar,  cada roupa pra cada ocasião.
Batemos sempre nessa tecla nos encontros de preparação para novos catequistas e ainda assim tem alguns que se fazem de surdos. Catequista, espelho que reflete Cristo!

2 comentários:

  1. Esse também é um dos meus problemas aqui. Como é difícil colocar na cabeça dessa moçada que nosso corpo é templo e morada viva do Espírito Santo!! Como é difícil...Bjs

    ResponderExcluir
  2. Onde eu assino???
    Vivo falando isso para as crianças, vivo me policiando também, e quando chego na paróquia e olho em volta, tenho vontade de sair correndo tamanha a descompostura do povo! Pra cada momento existe uma roupa apropriada!

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre muito importante!
Não conseguiu comentar?? Calma, não saia ainda, escolha e opção ANÔNIMO e não esqueça de se identificar no final de sua mensagem!
Viu só, que fácil! Volte sempre!