quinta-feira, 4 de março de 2010

A catequese como iniciação na prática do silêncio...
Ainda que a educação para o silêncio deva iniciar-se em casa, no modo como os pais lidam com os filhos e como se dão os relacionamentos cotidianos, a catequese pode dar uma contribuição bastante importante como iniciadora das crianças, jovens e mesmo adultos no valor do silêncio. Ele é um elemento indispensável à vida de oração e ao encontro com Deus. A comunicação não é feita só de palavras! Uma música, por exemplo, necessita de tempos de som e tempos de pausa para ser bela e agradável. o silêncio é necessário para que a pessoa escute Deus, o próximo e a si mesmo. é importante para a interiorização da palavra e do sentido de uma celebração, para a revisão de vida e a tomada de decisões, objetivos visados constantemente pela catequese. Mas essa iniciação não se dará, certamente, apenas" falando sobre" o valor do sil~encio. Ou o catequizando aprende e assume esse valor "fazendo", ou não aprenderá nada! Para tanto, alguns elementos são de capital importancia:
a) que o ambiente favoreça a interiorização: o silêncio interno começa fora, na maneira como o ambiente está disposto, na sobriedade e organização do espaço catequético e celebrativo. Coisas jogadas ou fora do lugar, sem ordem nem zelo, denotam descaso para com as pessoas e dificultam a interiorização. A mente, que nos organiza internamente, também ficará confusa e desorientada;
b) Que o catequista aja com serenidade: a pessoa do(a) catequista é essencial na educação para o silêncio, pois sua postura poderá ou não comunicá-lo como um valor a ser assumido por todos. Posturas serenas e tranquilas, que transmitam paz e harmonia, falam por si mesmas, pela força do exemplo e do testemunho. catequistas demasiadamente agitadas, estressados, que tentam impor o silêncio no grito, conseguirão muito pouco ou mesmo nada nesta desafiante tarefa;
c)Treinar com constância e determinação: Muitas vezes funciona sugerir uma posição adequada, com olhos fechados; o uso de refrãos meditativos; relaxamento; cantos de escuta antes da proclamação da palavra... Enfim, bastam a criatividade e a perseverança do catequista para que o silêncio seja sempre bem-vindo e frutuoso.
Fonte.: Revista ecoando nº 29

Um comentário:

  1. MARAVILHOSO TUDO ISSO ,PARABÉNS AMEI MIM AJUDOU MUITO JESUS TE ILUMINA SEMPRE....

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre muito importante!
Não conseguiu comentar?? Calma, não saia ainda, escolha e opção ANÔNIMO e não esqueça de se identificar no final de sua mensagem!
Viu só, que fácil! Volte sempre!